Mais de 90 mil idosos morreram por desnutrição no Brasil em 20 anos

Publicado em 14/08/2024 - 12:39 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais de 90 mil mortes de idosos foram registradas no Brasil por desnutrição, entre 2000 e 2021. A informação foi divulgada por pesquisadores de duas universidades federais.

Os estudos, realizados pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, destacam que o aumento da expectativa de vida, aliado à redução das taxas de natalidade, tem alterado a pirâmide etária global, o que impacta significativamente na saúde da população idosa. 

Nesta parcela da população, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis são as principais causas de morte, alcançando a marca de 63,9% em 2016.

Para o pesquisador da Ufam, Ronilson Ferreira Freitas, a negligência do homem em relação aos cuidados e manutenção da saúde está entre os motivos desse percentual elevado.

Embora as doenças crônicas relacionadas à obesidade sejam atualmente causas importantes de óbitos, a desnutrição ainda é um problema grave de saúde pública. E, na avaliação do pesquisador, isso reforça a necessidade de estudos de longo prazo para embasar políticas públicas, que promovam um envelhecimento saudável.

O especialista, que é doutor em Ciências da Saúde Coletiva, alerta que o papel da família é muito importante no sentido de prevenir quadros de desnutrição.

A mortalidade foi maior entre homens idosos em todos as edições do levantamento. Em 2021, último ano da análise, ela chegou a 13 óbitos por cada 100 mil habitantes. Enquanto entre as mulheres, ficou em 8 óbitos. Mas foi em 2006 que se registraram os maiores números de mortes a cada 100 mil habitantes, em ambos os sexos, ficando em 33 para os homens e 25 para mulheres.

Segundo o IBGE , o Brasil tem cerca de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que equivale a 15% da população do país.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Aumento na taxa seca eleva custos no Polo Industrial de Manaus

O Polo Industrial de Manaus concentra cerca de 600 fábricas e emprega aproximadamente 500 mil pessoas de forma direta e indireta.

Baixar arquivo
Geral

Viva Maria comemora os 87 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Hoje, a emissora mais antiga da Rede Nacional de Rádio celebra seus 87 anos com uma programação especial.

Baixar arquivo
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo