![Antonio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 18/06/2024 - Seminário sobre combate ao idadismo e à violência contra idosos
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Mais de 90 mil mortes de idosos foram registradas no Brasil por desnutrição, entre 2000 e 2021. A informação foi divulgada por pesquisadores de duas universidades federais.
Os estudos, realizados pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, destacam que o aumento da expectativa de vida, aliado à redução das taxas de natalidade, tem alterado a pirâmide etária global, o que impacta significativamente na saúde da população idosa.
Nesta parcela da população, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis são as principais causas de morte, alcançando a marca de 63,9% em 2016.
Para o pesquisador da Ufam, Ronilson Ferreira Freitas, a negligência do homem em relação aos cuidados e manutenção da saúde está entre os motivos desse percentual elevado.
Embora as doenças crônicas relacionadas à obesidade sejam atualmente causas importantes de óbitos, a desnutrição ainda é um problema grave de saúde pública. E, na avaliação do pesquisador, isso reforça a necessidade de estudos de longo prazo para embasar políticas públicas, que promovam um envelhecimento saudável.
O especialista, que é doutor em Ciências da Saúde Coletiva, alerta que o papel da família é muito importante no sentido de prevenir quadros de desnutrição.
A mortalidade foi maior entre homens idosos em todos as edições do levantamento. Em 2021, último ano da análise, ela chegou a 13 óbitos por cada 100 mil habitantes. Enquanto entre as mulheres, ficou em 8 óbitos. Mas foi em 2006 que se registraram os maiores números de mortes a cada 100 mil habitantes, em ambos os sexos, ficando em 33 para os homens e 25 para mulheres.
Segundo o IBGE , o Brasil tem cerca de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que equivale a 15% da população do país.
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Flávio Dino durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Raul Baretta/Santos FC./Direitos Reservados neymar, santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução/ TV Brasil Energia nuclear é usada para diagnóstico de câncer](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 12/02/2024 - Desfile do bloco Forrozin Mariana Aydar na Consolação. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 04/02/2025 – A reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo, O diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Dr. Roberto Gil e a diretora substituta do departamento de análise epidemiológica e vigilância de doenças não transmissíveis do Ministério da Saúde, Geórgia Maria de Albuquerque durante o evento do Dia Mundial do Câncer, na instituição, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)