Marco Zero é o novo ponto turístico de Brasília

Primeiro ponto no solo marca onde começou a capital do país

Publicado em 03/08/2024 - 08:30 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Brasília vai ganhar um novo ponto turístico a partir deste domingo: é o chamado Marco Zero, onde a capital do país começou a ser desenhada.

O primeiro ponto no solo que serviu de partida para tornar real o projeto do arquiteto Lúcio Costa para a capital federal foi encontrado, recentemente, por operários durante a restauração do pavimento do Buraco do Tatu, um túnel que passa por baixo da rodoviária de Brasília e liga as Asas Sul e Norte. Ele fica bem no meio do cruzamento entre os eixos Monumental e Rodoviário, que desenham o Plano Piloto.

O Marco Zero serve de referência para a geografia da cidade, por isso não podia ser colocado em qualquer lugar. Ele indicou para que direção seguiriam as avenidas, onde ficariam as quadras e tudo mais, como explica o coordenador da Câmara Temática de Patrimônio Cultural do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, Cláudio Silva.

O Arquiteto e Urbanista Cláudio Silva comemorou a redescoberta do Marco Zero.

O Buraco do Tatu agora tem uma pintura no chão e nas paredes do túnel para não deixar dúvidas de onde Brasília começou.

Edição: Nádia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo