Museu Nacional dos Povos Indígenas lança prêmio artístico

Publicado em 09/08/2024 - 11:49 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Museu Nacional dos Povos Indígenas, com sede no Rio de Janeiro, vai apoiar iniciativas de projetos culturais desenvolvidos por artistas indígenas em diversas áreas.

O edital de premiação Cunhambebe Tupinambá, publicado nesta sexta-feira (9), Dia Internacional dos Povos Indígenas, estabelece uma premiação que deve chegar a R$ 540 mil, divididos em 18 prêmios, sendo três para cada um dos biomas brasileiros, num total de R$ 30 mil por cada projeto escolhido.

De acordo com a diretora do museu, Fernanda Kaingáng, o Prêmio Cunhambebe Tupinambá é uma iniciativa de desenvolvimento econômico sustentável das comunidades indígenas, com objetivo de incentivar práticas que respeitam e mantêm a integridade de seus modos de vida tradicionais.

A premiação visa, também, a preservação e transmissão de conhecimentos e práticas culturais que são essenciais para a identidade dos povos indígenas.

As inscrições vão até o dia 26 de setembro, por meio de formulário eletrônico, ou via postal, através dos Correios. Neste caso, os interessados devem enviar o material no prazo e acompanhado de toda a documentação exigida no edital, sob pena de desclassificação.

A seleção será realizada por uma comissão, composta por seis membros, todos servidores da Funai, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, e com atuação na área.

Nesta primeira edição, o Museu Nacional dos Povos Indígenas faz uma homenagem ao líder Cunhambebe Tupinambá, conhecido como uma autoridade máxima entre todos os líderes tamoios, que esteve à frente da resistência na região litorânea do Brasil, contra a colonização portuguesa no século 16.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo