Projeto vai formar jovens lideranças para a promoção de diretos

Publicado em 14/08/2024 - 09:35 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério da Justiça e Segurança Pública aproveitou a reunião de jovens de vários países, que acontece no Rio de Janeiro, para lançar o projeto Defensores Populares em Direito. O encontro, preparatório para o G20, teve início na segunda-feira, e vai até sexta.

O projeto visa contribuir para a formação de mil jovens, que atuarão como multiplicadores na defesa, na promoção e na identificação de violações de direitos em seus territórios.

As atividades vão priorizar lideranças comunitárias, especialmente jovens em vulnerabilidade econômica, social e financeira, assim como mulheres, negros, povos e comunidades tradicionais, pessoas com deficiência e LGBTQIA+.

Entre os critérios de preferência, se destacam aqueles com participação em movimentos sociais ou que estejam vinculados a cursos comunitários.

De acordo com a Secretaria de Acesso à Justiça, serão investidos, inicialmente, R$ 15 milhões para o desenvolvimento do projeto na Bahia, Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e em São Paulo.

Sobre o encontro que acontece no Rio, e que serviu de fórum para lançamento do projeto Defensores Populares em Direito, ele tem por objetivo discutir as demandas dos jovens, que devem ser levadas para a cúpula do G20, em novembro, também na capital fluminense,

A juventude é um dos 13 grupos de engajamento que fazem parte do G20 Social.

O ponto alto do grupo será justamente a Cúpula Social, que ocorrerá por 3 dias, a partir de 14 de novembro, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo