Queimadas: Amazonas amplia decreto de situação de emergência ambiental

Publicado em 29/08/2024 - 13:50 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Por causa do aumento recorde nos focos de queimadas e da densa nuvem de fumaça que cobre praticamente todo o estado, o Governo do Amazonas ampliou o decreto de situação de emergência ambiental para todos os 62 municípios. Além disso, também foi declarada situação de emergência em Saúde Pública. A decisão levou em consideração o risco sanitário causado pela baixa das águas dos rios e a dificuldade no acesso aos serviços de Saúde nas localidades mais afetadas.

O governo do Amazonas estima que mais de 309 mil pessoas estão sendo afetadas pela seca severa e pelas queimadas no estado.  Foram mais de 10.800 focos de incêndio entre 3 de junho e 27 de agosto, segundo o Corpo de Bombeiros do estado. 

Nas últimas semanas, várias cidades do Estado, entre elas a capital, Manaus, têm registrado níveis de poluição do ar considerados “muito ruins” ou “péssimos”, na escala do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental, da Universidade do Estado do Amazonas, que monitora as queimadas e a qualidade do ar.

Mais de 600 agentes do corpo de bombeiros e brigadistas estão em campo no combate aos incêndios. Outros 85 brigadistas devem começar a atuar no início de setembro.

Em paralelo, as Polícias Civil e Militar, em conjunto com os órgãos ambientais continuam as fiscalizações. Entre 30 de abril e 27 de agosto, foram registradas em todo o Estado, 168 prisões e detenções de pessoas pela prática de crimes ambientais.

Desde o dia 2 de janeiro foram aplicados 327 embargos, interrompendo atividades que estavam causando danos ao meio ambiente ou que estavam em desacordo com as leis e normas ambientais.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo