![REUTERS/Joel Silva/Proibida reprodução A drone view shows a fire in a sugar cane plantation near Dumon city, Brazil, August 24, 2024. REUTERS/Joel Silva TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Por causa do aumento recorde nos focos de queimadas e da densa nuvem de fumaça que cobre praticamente todo o estado, o Governo do Amazonas ampliou o decreto de situação de emergência ambiental para todos os 62 municípios. Além disso, também foi declarada situação de emergência em Saúde Pública. A decisão levou em consideração o risco sanitário causado pela baixa das águas dos rios e a dificuldade no acesso aos serviços de Saúde nas localidades mais afetadas.
O governo do Amazonas estima que mais de 309 mil pessoas estão sendo afetadas pela seca severa e pelas queimadas no estado. Foram mais de 10.800 focos de incêndio entre 3 de junho e 27 de agosto, segundo o Corpo de Bombeiros do estado.
Nas últimas semanas, várias cidades do Estado, entre elas a capital, Manaus, têm registrado níveis de poluição do ar considerados “muito ruins” ou “péssimos”, na escala do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental, da Universidade do Estado do Amazonas, que monitora as queimadas e a qualidade do ar.
Mais de 600 agentes do corpo de bombeiros e brigadistas estão em campo no combate aos incêndios. Outros 85 brigadistas devem começar a atuar no início de setembro.
Em paralelo, as Polícias Civil e Militar, em conjunto com os órgãos ambientais continuam as fiscalizações. Entre 30 de abril e 27 de agosto, foram registradas em todo o Estado, 168 prisões e detenções de pessoas pela prática de crimes ambientais.
Desde o dia 2 de janeiro foram aplicados 327 embargos, interrompendo atividades que estavam causando danos ao meio ambiente ou que estavam em desacordo com as leis e normas ambientais.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Inmet/divulgação Brasília (DF), 15/01/2025 - Alerta de chuva no Brasil. Foto: Inmet/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 15/01/2025 - O ministro da Educação, Camilo Santana, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil A socióloga Olga D´Arc Pimentel saiu da cidade grande e largou tudo para viver às margens do Rio Negro, como uma ribeirinha (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Norlys Perez/Proibida reprodução Cars drive on Havana's seafront boulevard Malecon as the country's electrical grid collapsed again on Sunday, according to Cuba's energy and mines ministry, in the latest setback to the government's efforts to restore power to the island, in Havana, Cuba October 20, 2024. Reuters/Norlys Perez/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![41330/Pixabay Mosquito da Dengue, Aedes Aegypti, picada, malária. Foto: 41330/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)