RJ: deputada estadual Lucinha é condenada à prisão e perde o mandato

Publicado em 06/08/2024 - 10:10 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A deputada estadual do Rio de Janeiro, Lúcia Helena Pinto de Barros, a Lucinha, do PSD, foi condenada a quatro anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato. O crime cometido pela parlamentar é peculato, ou seja, desvio de dinheiro público.

A decisão, por maioria de votos, foi anunciada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do estado.

Lucinha também terá de devolver aos cofres públicos cerca de R$ 174 mil e mais os juros, desviados da Assembleia Legislativa a título de pagamento de um pedreiro, que prestava serviços particulares nos centros comunitários mantidos por ela em Inhoaíba e Campo Grande, na zona oeste da cidade, seu reduto eleitoral. 

O pedreiro Baltazar tinha sido nomeado como assessor parlamentar no gabinete de Lucinha, na Alerj. Ao ser intimado para depor, ele não atendeu as convocações da justiça criminal e nem do MP. 

A defesa de Lucinha disse que vai recorrer da decisão e garantiu que, embora o Ministério Público sustente que a deputada tenha nomeado para seu gabinete na Alerj um funcionário que prestava serviços privados, ouviu de todas as testemunhas em Juízo que isto nunca aconteceu. Segundo a defesa, Baltazar desempenhava as suas funções regularmente e que a acusação está se baseando apenas no que este assessor afirmara em ação trabalhista, pretendendo obter benefícios.

Além de peculato, Lucinha é investigada por suspeita de integrar a milícia chefiada por Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho. Em junho, ela foi denunciada à justiça pelo Ministério Público Estadual, junto com a assessora parlamentar, Ariane Afonso Lima.

Entre os episódios em que as denunciadas interferiram politicamente em favor dos criminosos, o documento descreve que, em julho de 2021, Lucinha e Ariane forneceram ao grupo informações privilegiadas sobre a agenda de visitas do prefeito do Rio, Eduardo Paes, à zona oeste, permitindo que os milicianos retirassem seus integrantes das ruas das localidades dominadas pela organização criminosa.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

AGU cria grupo para combater crimes ambientais

O AGU Enfrenta tem por objetivo contribuir para a responsabilização civil, administrativa e criminal de condutas prejudiciais ao ecossistema e também auxiliar na articulação entre órgãos públicos, como o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Poder Judiciário.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Senadora Leila critica falta de verba para combater crimes ambientais

Entre as propostas, pelo menos três foram apresentadas só esta semana e tratam da inclusão da prática de incêndios criminosos no rol dos crimes hediondos, do aumento da pena para esse tipo de crime e agravamento da punição quando ele for cometido em grupo e da expropriação de propriedades em caso de intenção comprovada por parte do dono que colocar fogo em terras.

Baixar arquivo
Geral

Eleições: 214 municípios têm apenas um candidato a prefeito

Entre os candidatos únicos, a maior parte é de homens, brancos, casados, com menor grau de escolaridade e mais novos. E para ser considerado eleito, basta um único voto válido, o que não leva em conta os brancos e nulos.  

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Amazonas enfrenta onda de calor

Os termômetros marcaram 38,4°C em Manaus, na terça-feira (17), sendo o dia mais quente do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Baixar arquivo
Cultura

Festa Literária em Salvador destaca arte e vozes da periferia

A quarta edição da Festa Literária Arte e Identidade acontece em espaços do Centro Histórico de Salvador, desta quinta-feira até sábado. O evento, que é voltado para o público infantojuvenil, possui um cunho antirracista.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Amyr Klink faz a travessia a remo do Atlântico Sul

O navegador brasileiro foi o primeiro homem a conseguir a proeza. Ele remou sozinho por sete mil quilômetros entre a Namíbia, no sudoeste da África, até chegar na Bahia.

Baixar arquivo