Brasil tinha mais de 830 mil pessoas em domicílios coletivos em 2022

A maioria (479 mil) estava em penitenciárias e centros de detenção.

Publicado em 06/09/2024 - 10:35 Por Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais de 830 mil pessoas moravam em domicílios coletivos, no Brasil, em 2022. A grande maioria (479 mil) estava em penitenciárias e centros de detenção. Nesses locais, 96% eram homens e, a cada quatro, três tinham entre 20 e 39 anos. As informações, divulgadas nesta sexta-feira (6/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são do Censo 2022.

Ainda em relação aos domicílios coletivos, mais de 19% do total de pessoas, ou seja, cerca de 160 mil, viviam no ano da pesquisa em asilos e instituições de longa permanência. A maioria (quase 60%) era composta de mulheres, nas regiões Sul e Sudeste do país.

Os asilos também registraram a maior taxa de analfabetismo. Considerando apenas as pessoas com 60 anos ou mais, o percentual alcançou 30,5%; bem acima dos 17% registrados para essa faixa etária, considerando o total da população que vive no Brasil.

O Censo Demográfico de 2022, referente aos tipos de domicílios coletivos, improvisados, de uso ocasional e vagos, mostra também que 160 mil pessoas residiam em domicílios particulares improvisados. A grande maioria em tendas ou barracas de lona, plástico ou tecido.

Nestes casos, as taxas de analfabetismo entre os maiores de 15 anos que viviam em locais públicos foram superiores às verificadas entre a população brasileira, chegando a 16%.
 

Edição: Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Saúde

Dia de conscientização destaca importância do diagnóstico de linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que aflige mais de 735 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A doença afeta as células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Para lembrar a importância do diagnóstico, neste domingo, 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

Baixar arquivo
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo