logo Radioagência Nacional
Geral

Clientes com deficiência enfrentam mais barreiras em lojas físicas

Baixar
Leandro Martins, repórter da Rádio Nacional
24/09/2024 - 15:47
Brasília (DF)
Movimentação no comércio de São Paulo após reabertura.
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Estudo feito pelo Procon de São Paulo constatou que 92% dos consumidores com deficiência enfrentam dificuldades para comprar ou utilizar produtos e serviços em estabelecimentos físicos.

74% das pessoas informaram que a deficiência já impediu de comprar algum produto ou serviço nas lojas físicas. O percentual é um pouco menor nas virtuais, com 67%.

Esses dados fazem parte de uma consulta feita por meio do site e nas redes sociais do órgão. No período de 22 de julho a 20 de agosto. Quase 460 consumidores com deficiência responderam.

Nas lojas físicas, os consumidores disseram ter encontrado mais dificuldades na hora de comprar em supermercados, transportes, restaurantes e bancos.

Já nas compras on-line, as maiores dificuldades são: a falta de acessibilidade em alguns sites; problemas na realização de cadastro ou na validação de senhas e acessos.

Em comparação com resultados obtidos no levantamento feito em 2020, a pesquisa constatou que não houve melhora no atendimento a esse público.

No caso do comércio on-line, inclusive, foi observado um retrocesso, já que em 2020, 60% dos entrevistados informavam não ter dificuldades para comprar ou acessar serviços.

E nesse último levantamento, apenas 30% das que responderam disseram que não tiveram nenhuma dificuldade.

x