Força Nacional vai combater incêndios florestais em seis estados

Publicado em 18/09/2024 - 10:49 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com mais de 1.100 focos de incêndio na Amazônia, a Força Nacional está autorizada a cumprir decisões judiciais de ações de combate às queimadas florestais, nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Roraima e Acre. É o que prevê a portaria do Ministério da Justiça, publicada nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial da União.  

O documento ainda estabelece que "os profissionais de polícia judiciária e de polícia técnico-científica da Força Nacional de Segurança Pública” devem atuar em apoio às Polícias Civis dos estados e à Polícia Federal, durante 90 dias. A tarefa inclui apoio às investigações e combate às causas de incêndios provocados por ação humana.  

Os estados do Amazonas e Mato Grosso registram, juntos, mais de 60% dos focos de incêndio nas últimas 24 horas, na Amazônia, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.  

Apesar de a portaria se referir a estados da Amazônia Legal, o Brasil enfrenta uma onda de incêndios em toda parte. Diante disso, o governo também anunciou a liberação de R$ 514 milhões para o combate às queimadas. Os recursos serão destinados para a compra de equipamentos e adoção de medidas emergenciais, como a contratação de mais brigadistas e aluguel de viaturas e aeronaves. 

Edição: Nadia Faggiani - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Flora Paru, no Pará, pode ser transformada em reserva intocada

O objetivo é oferecer proteção integral às árvores gigantes da Amazônia, entre as quais uma da espécie Angelim Vermelho, com 88,5 metros, considerada a árvore mais alta da América Latina

Baixar arquivo
Segurança

Operação da PF mira em quadrilha especializada em migração ilegal

As investigações identificaram um esquema criminoso que pode ter enviado mais de 70 pessoas para os Estados Unidos.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova projeto que prevê a criação do programa Acredita

O Senado aprovou o projeto do Acredita, que concede crédito para micro e pequenas empresas. São empréstimos com juros mais baixos para pessoas que vivem em locais de vulnerabilidade econômica.

Baixar arquivo
Geral

TSE recebe mais de 43 mil denúncias de propaganda irregular

A maior parte das denúncias é contra os candidatos a vereador, somando 23.622 ocorrências. 

Baixar arquivo
Geral

Eleições: quem não fez o cadastro biométrico também poderá votar

Basta levar um documento oficial com foto. Vale carteira de identidade ou de habilitação, identidade social, passaporte e carteira de trabalho.

Baixar arquivo
Geral

Anatel informa que obteve apoio da Cloudflare para voltar a bloquear X

A nota da Agência diz ainda que a conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF; e que serão tomadas providências cabíveis em caso de eventuais novas tentativas de driblar o bloqueio.

Baixar arquivo