Uma iniciativa inédita no âmbito das políticas públicas voltadas à comunicação comunitária. O edital Cultura Viva, de patrocínio sob a forma de apoio cultural às rádios comunitárias.
O edital inédito foi publicado hoje pela Secom, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e o Ministério da Cultura.
A inscrição poderá ser realizada no período de 16 de setembro a 7 de outubro de 2024 pelo sistema Mapa da Cultura, por meio do link mapacultura.gov.br.
O investimento será de R$ 2 milhões e pode contemplar mais de 800 emissoras, já previamente cadastradas pela Secom. A lista de rádios que podem concorrer ao apoio pode ser consultada na portaria de 15 de maio de 2024.
A ideia é ter a adesão das rádios comunitárias para uma ação de divulgação das ações do Ministério da Cultura.
Segundo o edital, as rádios contempladas deverão divulgar pelo menos 10 mensagens com foco no fortalecimento e articulação da rede de pontos e pontões de cultura nos territórios, com 60 segundos cada.
Os veículos ficarão responsáveis pela gravação e transmissão de áudios com base no conteúdo definido pelo Ministério da Cultura.