Lula sanciona lei com novas regras para concurso público

Publicado em 09/09/2024 - 12:55 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Lula sanciona nesta segunda-feira (9) a lei que regulamenta os concursos no país. Proposta que tramitou no Congresso por duas décadas e teve a votação concluída em agosto. As novas regras vão valer para concursos federais e envolvem todo o processo, desde a autorização até o planejamento e aplicação das provas. 

A autorização, por exemplo, vai ter de ser expressamente motivada: vagas a serem preenchidas, impacto no orçamento e provimento dos cargos. E, se ainda tiver concurso válido, o órgão só vai poder abrir um novo se ficar comprovada a necessidade, que a quantidade de candidatos aprovados antes não é suficiente.

Uma das mudanças mais importantes trata da aplicação das provas. Elas poderão ser de três tipos: a de conhecimento, com prova escrita, e prova oral para conteúdos mais específicos; a de habilidades,  que é o teste físico ou de esforço; e de competências, avaliação psicológica e psicotécnico. Está prevista, ainda, a avaliação de títulos, curso de formação. E detalhe importante: as provas poderão ser feitas online, à distância por uma plataforma eletrônica com acesso seguro e ambiente controlado.

Essas novas regras serão optativas para estados e municípios e não vão valer para concursos de juiz, para o Ministério Público e empresas públicas e de sociedades de economia mista que não recebam recursos do governo para despesas de pessoal ou de custeio. E entram em vigor daqui a quatro anos, ou seja, no dia 1º de janeiro do quarto ano após a publicação oficial, mas pode ser antecipada, caso previsto no ato de autorização de abertura de cada concurso. Mesmo que isso ocorra, elas não vão valer para concursos  com abertura já autorizada. Ou seja, antes da entrada em vigor da lei.

Edição: Ana Lúcia Caldas - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Brasília amanhece encoberta por fumaça de incêndio no Parque Nacional

Um incêndio, nesse domingo (15), tomou conta do Parque Nacional de Brasília e já destruiu mais de 1,2 mil hectares.  

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Número de queimadas no Brasil cai 67% no fim de semana

De sexta a domingo, as ocorrências passaram de 5.500 para quase 1.800 focos. Os dados são do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Baixar arquivo
Geral

Datena agride Marçal com uma cadeira durante debate na TV Cultura

A temperatura subiu, após o candidato do PRTB citar uma denúncia de assédio sexual contra o apresentador e perguntar quando Datena iria abandonar a candidatura e parar com o que ele chamou de “palhaçada”.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 16 de setembro como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Viva Maria celebra Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

 Viva Maria conversa com o doutor em ecologia Paulo Moutinho do IPAM Amazônia sobre essa data tão  relevante 
 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo