logo Radioagência Nacional
Geral

Mais de 80% dos eleitores têm biometria cadastrada para 2024

Mais 129 milhões poderão se identificar pela impressão e foto
Baixar
Estagiário Caio Azevedo com supervisão de Sheily Noleto
26/09/2024 - 19:00
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 27/02/2024 –  Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) coleta dados biométricos de eleitores na Central do Brasil, no centro da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Mais de 80% dos eleitores brasileiros já tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. Isso significa que no dia 6 de outubro, primeiro turno das eleições municipais, mais de 129 milhões de votantes poderão se identificar pela impressão digital e foto. Os estados com o maior número de pessoas que fizeram a biometria são Piauí, Rondônia e Paraíba.

A Justiça Eleitoral passou a usar a biometria nas eleições em 2008. A identificação biométrica reduz as fraudes, porque evita que uma pessoa vote no lugar de outra. Além disso, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, tem agilizado o processo de identificação nas sessões eleitorais.

Já os eleitores que ainda não cadastraram a biometria poderão votar apresentando um documento oficial com foto.

A data limite para a coleta da biometria antes das eleições municipais foi 8 de maio. O serviço só vai ser retomado no dia 5 de novembro. A partir dessa data, o TSE indica que os eleitores se dirijam ao cartório eleitoral responsável pelo seu título.

 

x