Senacon quer explicações sobre relação comercial entre Latam e Voepass

Familiares das vítimas questionam falta de clareza na comunicação

Publicado em 20/09/2024 - 17:21 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

As companhias aéreas Latam e Voepass precisam explicar a relação comercial que existe entre elas. A solicitação é da Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor. O órgão, que é ligado ao Ministério da Justiça, notificou as empresas esta semana.

Familiares das 62 vítimas fatais do voo 2283, do acidente de 9 de agosto, em Vinhedo, no interior paulista, questionam a falta de clareza na comunicação sobre qual companhia seria responsável pelo serviço. Segundo relatos de familiares, parte dos passageiros do voo adquiriu a passagem diretamente no site da Latam, e não teria sido informada de que o voo que partiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, na Grande São Paulo, seria operado pela Voepass. 

A Latam e a Voepass terão que informar até esta sexta-feira (20) quantos passageiros do voo 2283 adquiriram as passagens aéreas diretamente pelo site da Latam; qual o tipo de relação comercial e/ou contrato existente entre a Latam e a Voepass; e como é dividida a responsabilidade entre as duas empresas nesse tipo de relação comercial. 

Em nota, a Latam informou que vai prestar os devidos esclarecimentos à Senacon sobre a total transparência de seus canais de venda a respeito do operador aéreo responsável por cada voo, e confirma que mantém acordos de codeshare ou compartilhamento de voos com empresas aéreas de todo o mundo, inclusive com a Voepass. A empresa acrescenta que antes de selecionar no site e comprar a passagem, o cliente é sempre informado sobre qual é a companhia responsável por aquele voo e o modelo de aeronave. 

Até o fechamento desta reportagem, a Vooepass não retornou o pedido de confirmação sobre a notificação da Senacon. Mas no site da empresas existe um link sobre a parceria com a Latam. 

 

Edição: Sâmia Mendes / Liliane Farias

Últimas notícias
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo
Saúde

Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS), mas, apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para muito. Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

Baixar arquivo