"Um bom momento para Nacionalidade" diz Barroso sobre o 7 de setembro

Publicado em 07/09/2024 - 13:51 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Naciona - Brasília

Um bom momento para a nacionalidade. Assim o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, definiu o desfile de 7 de Setembro em Brasília. A presença dos chefes dos 3 Poderes – Barroso, o presidente Lula, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comprova isso, na opinião do ministro.

Foi um evento sem intercorrências, apesar do calor e do tempo seco na capital. O desfile foi pontual e teve cerca de duas horas de duração. Ao final, o ministro da Defesa José Múcio definiu.

Além dos presidentes dos 3 Poderes, acompanharam o desfile os ministros do Supremo: Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Edson Fachin e Dias Toffoli, e diversos ministros do governo, entre eles, o da Justiça, Ricardo Lewandowiski; Alexandre Silveira, de Minas e Energia e Rui Costa, da Casa Civil. 

O presidente Lula saiu sem dar declarações, mas, atendendo aos apelos do público, foi até uma das arquibancadas cumprimentar as pessoas. Ausência sentida foi da primeira dama Janja, que está em viagem ao Catar. Ela participa da 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques, e vai discursar no debate sobre o Custo Humano da Guerra na próxima segunda-feira.

Este ano, o desfile foi dividido em três eixos - G20, Vacinas e Rio Grande do Sul - aliás, o governador Eduardo Leite também acompanhou o desfile de perto em Brasília. 

 

Edição: Paula Castro / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo