A movimentação de candidatas e candidatos rumo à conquista do voto nas eleições municipais deste ano, que acontecerão já no próximo domingo, 6 de outubro. O segundo turno ocorrerá em 27 de outubro. Rumo às urnas, eleitoras e eleitores escolherão prefeitas e prefeitos, vices e vereadoras e vereadores nos 5.569 municípios do país.
Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a uma semana das eleições de 2024, 463 mil pessoas pediram registro para concorrer. Esse número representa uma queda em relação às eleições de 2020.
Entre as candidaturas, 13.128 são de homens, enquanto 2.324 são de mulheres. Essa diferença mostra que o número de candidatos do sexo masculino é quase seis vezes maior do que o de mulheres na disputa. Contudo, segundo pesquisa do Datafolha, as mulheres têm sido a maior barreira contra os retrocessos impostos por uma pauta conservadora no Brasil e no mundo. Para aprofundar as razões para esse protagonismo feminino contra pautas conservadoras, o Viva Maria recebe Jacqueline Pitanguy, coordenadora da ONG Cepia Cidadania.