Voepass: pilotos relataram falha no sistema de desgelo, diz Cenipa

O acidente aéreo provocou a morte de 62 pessoas

Publicado em 06/09/2024 - 22:01 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea, divulgou, nesta sexta-feira (6), informações preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo, São Paulo, no dia 9 de agosto. As sessenta e duas pessoas a bordo, incluindo quatro tripulantes, morreram no acidente.

O voo saiu de Cascavel, no Paraná, e seguia em direção ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Segundo os dados das caixas pretas recuperadas, os pilotos relataram falha no sistema de desgelo da aeronave. Os dados indicam que o sistema responsável por evitar o acúmulo de gelo nas asas foi ligado e desligado várias vezes, mas os pilotos não declararam emergência ou reportaram condições adversas. 

Dados atmosféricos indicaram que a temperatura do norte do Paraná até São Paulo ficou abaixo de zero grau, favorecendo a formação severa de gelo na aeronave. 

Tenente-coronel Paulo Mendes Fróes destacou que não existe um único fator para o acidente. Ele sintetiza os fatos já apurados.

"As informações metereológicas estavam disponível antes do horário da decolagem. Havia condições de formação de gelo severo na rota. A tripulação em nenhum momento declarou emergência tanto para os órgãos de controle do espaço aéreo quanto para outras aeronaves que porventura estivessem próximas ao Passaredo 2283". 

As manutenções da aeronave estavam em dia, e os pilotos também tinham treinamento específico para voar com esse modelo de avião.

As investigações devem continuar seguindo três linhas: fatores humanos; condições da aeronave e o desempenho técnico dos tripulantes.

O Cenipa esclareceu que é responsável pela investigação relacionada a segurança dos voos. As responsabilizações civil e criminal cabem às polícia Federal e Civil.  

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Esportes

Copa do Brasil: Rádio Nacional transmite Flamengo x Bahia

Vale vaga na final. Flamengo tem a vantagem do empate. Para o Bahia, só a vitória interessa. 

Baixar arquivo
Cultura

Rádio Nacional do Rio de Janeiro celebra 88 anos no ar

Rádio Nacional do Rio de Janeiro marcou a chamada Era de Ouro do Rádio no Brasil. E se fez presente em diversos momentos históricos do Brasil. Foi palco para a música brasileira e lançou ídolos nacionais como Luiz Gonzaga, Cauby Peixoto e Marlene. 

Baixar arquivo
Segurança

Lula vai convocar governadores para discutir segurança pública

Presidente Lula disse que vai discutir com seriedade uma política de segurança pública para proteger a população e sinaliza que vai debater aumento salarial para policiais. 

Baixar arquivo
Segurança

PF prende 4 pessoas acusadas de divulgar fake news de candidatos no RJ

As investigações da Polícia Federal revelaram que a quadrilha já teria influenciado, no mínimo, em três eleições municipais.

Baixar arquivo
Economia

IBGE: vendas no comércio varejista cresce 0,6% de junho para julho

Na passagem de junho para julho, cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram alta. O melhor desempenho veio do setor de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 2,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Rede Alyne busca diminuir mortalidade materno infantil

Rede Alyne, atualização da Rede Cegonha, observa as desigualdades étnico-raciais e regionais das populações atendidas. Os investimentos do programa passa de R$ 4 bilhões e beneficiará mais de 30 milhões de mulheres.

Baixar arquivo