Enel: cidade de São Paulo tem 36 mil consumidores sem energia elétrica
Trinta e seis mil consumidores permaneciam sem energia na manhã desta quinta-feira (17), na cidade de São Paulo. A informação é do presidente da concessionária Enel, Guilherme Lencastre. Em coletiva à imprensa, o executivo relatou que o apagão atingiu, inicialmente, 3,1 milhões de clientes, em função do temporal da noite da última sexta-feira.
Lencastre salientou que eventos climáticos não estão previstos no contrato de concessão da empresa, e apontou também a necessidade de mais investimentos na rede elétrica de SP, que segundo ele, é muito antiga.
O executivo acrescentou que as equipes da Enel vão seguir mobilizadas para atender ocorrências durante este fim de semana, já que a meteorologia prevê fortes chuvas em SP de sexta a domingo.
Nessa quarta-feira, o TCU, Tribunal de Contas da União, determinou à Enel Brasil, que compartilhe imediatamente informações sobre os apagões ocorridos nos últimos dias, com dados sobre o controle operacional do sistema disponibilizados em tempo real para os órgãos reguladores. Entre eles a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e também o governo estadual e as gestões dos municípios.
O ministro-relator do processo, Augusto Nardes, destacou, entre os problemas identificados, a falta de funcionários da Enel para resolver situações de emergência. A empresa terá 15 dias para se pronunciar.
E os paulistanos estão apreensivos com novos apagões em breve. Isso devido ao alerta emitido pela Defesa Civil de São Paulo que prevê rajadas de vento que podem ultrapassar 60 km/h, entre esta sexta-feira e o domingo, acompanhadas por chuvas que podem chegar a um acumulado de 200 milímetros em diversas regiões do estado.