Estratégias para a construção de sistemas de saúde resilientes. Esse foi o tema da reunião de ministros de Saúde do G20, que terminou nesta quinta-feira (31).
Desde o dia 29, eles concentraram os trabalhos em quatro prioridades: prevenção, preparação e resposta a pandemias; saúde digital; clima e enfrentamento às desigualdades.
O principal ponto da presidência brasileira no G20 foi a Aliança Global para fabricação local e regional de vacinas, medicamentos e insumos estratégicos.
Outros assuntos tratados pelo Brasil durante os encontros foram a pandemia de covid-19 e iniciativas nacionais para a criação da Secretaria de Informação e Saúde Digital, dentro do Ministério da Saúde, e o lançamento do aplicativo Meu SUS Digital para uso do cidadão.
A ministra da Saúde Nísia Trindade disse que a discussão sobre a desinformação na saúde gerou resultados positivos.
“Há um grande interesse dos países em estreitar laços com o Brasil, especialmente a nossa plataforma conduzida interministerialmente Ciência com Saúde de Combate à Desinformação”.
Já o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reforçou que estamos passando por um ponto crucial para o desenvolvimento sustentável.
“Estamos em um momento crítico, e igualmente na agenda do desenvolvimento sustentável. Não estamos avançando na velocidade e na escala necessárias para cumprir até 2030 muitos dos nossos objetivos comuns”.
O ministro falou também sobre a pandemia de covid-19. Segundo ele, durante o período ficaram evidentes as disparidades de meios para prevenir e combater emergências sanitárias.