Libertadores: torcedores do Peñarol são presos no Rio após confusão
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 23/10/2024 - Torcedores do Peñarol presos na praia do Recreio, zona oeste do Rio de Janeiro, por uma confusão generalizada, chegam na Cidade da Polícia, zona norte da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Cerca de 200 torcedores do Peñarol, do Uruguai, foram detidos nesta quarta-feira (10) no Rio de Janeiro, após causarem confusão generalizada e entrarem em confronto com a Polícia Militar, na orla do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade. A confusão teria começado após um torcedor furtar um celular. O governador Cláudio Castro ordenou que o grupo fosse levado para fora do estado.
Os torcedores vieram para a capital fluminense para o primeiro jogo da semifinal da Libertadores contra o Botafogo, que acontece à noite no Estádio Nilton Santos. As cenas de violência duraram cerca de uma hora. Houve depredação em estabelecimentos e veículos. Pelo menos um ônibus foi incendiado.
Em postagem na rede social X, Cláudio Castro afirmou que "o Rio de Janeiro não é lugar de baderna" e determinou que as polícias levassem os torcedores presos para a delegacia e que eles fossem escoltados para fora do Rio. O governador destacou que o futebol é um esporte de festa e união e que não permitirá que marginais atrapalhem o dia a dia da população com ações de selvageria e vandalismo. Os presos foram levados para a Cidade da Polícia.
Segundo a PM, agentes realizavam policiamento preventivo junto a um grupo de torcedores do Peñarol na Avenida Lúcio Costa, no Recreio, quando receberam alerta de furto de celular em comércio. Após revista, o aparelho foi encontrado com um dos integrantes do grupo.
O jogador uruguaio Gillermo Varela, que joga no Flamengo, esteve no local dos confrontos e aparece em vídeos que circulam nas redes sociais. Em nota divulgada, o Clube de Regatas do Flamengo esclareceu que o lateral recebeu a ligação de dois amigos e foi até o local para retirá-los da confusão. A nota diz que o jogador estava a caminho de uma confraternização com o elenco e comissão técnica e que o assunto foi entregue ao vice-presidente de Futebol do Clube.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 17/01/2025 – Leitos no Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 17/01/2025 - A](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil Guarulhos (SP) 13/08/2024 - São Paulo (SP) 13/08/2024 Avião da empresa VOEPASS decolando no aeroporto de Guarulhos Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo 11/04/2024 Prefeitura amplia a vacinação contra a Dengue, serão 471 UBS e AMAs, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Fotos da vacinaçao na UBS do Cambuci. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio Carnaval 2024 - Sambódromo da Marquês de Sapucaí - 10/02/2024. Unidos de Padre Miguel - Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)