Pescadores atingidos por seca na região Norte terão auxílio do governo
Cerca de 100 mil pescadores vão receber um auxílio do Governo Federal no valor de R$ 2.824 para se restabelecerem após a grande seca que atingiu a Região Norte. O valor será pago em uma única parcela nas próximas semanas.
Agora, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional deve encaminhar, no prazo de até cinco dias, a lista dos municípios atingidos pela seca e que abrigam os beneficiários. O INSS será o responsável por elaborar a relação dos beneficiários e a data para recebimento dos recursos.
A Caixa Econômica Federal vai fazer os pagamentos, a partir da relação de beneficiários já cadastrados no programa Seguro-Defeso. O valor deve cair na conta poupança social digital, de abertura automática em nome do beneficiário, ou de outra conta em nome do beneficiário na mesma instituição financeira.
De acordo com o Governo, o auxílio irá destinar, ao todo, R$ 300 milhões de reais para pescadores artesanais que vivem em cerca de cem municípios e que tiveram o reconhecimento de situação de calamidade ou emergência por conta da seca.