Uma semana depois da condenação de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, executores da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi clara: é esperar, agora, por justiça para os mandantes do crime.
A declaração de Anielle veio durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, da EBC. Ela também falou sobre a violência sofrida pela população negra; e do trabalho de combate ao racismo e à desigualdade.
E esse trabalho, segundo ela, envolve diversos fatores. Entre eles, a sala de aula. No próximo dia 21, um dia depois do feriado da Consciência Negra, serão formados 150 professores que participaram do programa de intercâmbio do Ministério da Igualdade Racial - o Caminhos Americanos - para a troca de experiências de história e de cultura do Brasil com países africanos.
Além disso, a menos de dez dias do G20 Social, na semana que vem no Rio de Janeiro, Anielle falou que vai levar o dever de casa feito.
A Cúpula do G20 começa no próximo dia 18. Antes disso, no dia 14, começa o G20 Social. Serão três dias de debates e discussões sobre combate à fome, às desigualdades, à pobreza, transição energética e governança global.