logo Radioagência Nacional
Geral

Começa a campanha Papai Noel dos Correios no Rio de Janeiro

Crianças de escolas públicas até o 5o ano podem escrever seus pedidos
Baixar
Tatiana Alves
08/11/2024 - 18:21
Rio de Janeiro
São Paulo (SP), 01/11/2024 - Campanha Papai Noel dos Correios. O lançamento nacional , no Instituto Ítalo Para na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo/SP. Papai Noel i recebe, junto ao presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, as cartinhas de 60 crianças do Instituto, cujos pedidos serão disponibilizados para adoção.  Lançamento do selo postal que comemora os 35 anos do projeto.. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil

A campanha Papai Noel dos Correios foi lançada nesta quinta-feira (7) no Rio de Janeiro.

O objetivo da iniciativa é atender aos pedidos de Natal das crianças matriculadas em escolas da rede pública do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e de instituições parceiras, além de crianças em situação de vulnerabilidade social.

O superintendente dos Correios no estado do Rio de Janeiro, José Oliveira, é funcionário da casa há 25 anos. Ele conta que, mesmo existindo oficialmente há 35 anos, essa ação natalina acontece há mais de 6 décadas, graças a um ato de generosidade de um carteiro.

"No momento em que um carteiro, lá na sua unidade, recebeu uma cartinha de uma criança, que pedia um presentinho. Essa criança fez a cartinha e entregou para o carteiro. Ele juntou outros colegas, comprou o presente e foi entregar para a criança. Daí que esse modelo foi adotado para toda a empresa e esse pequeno gesto se transformou em milhares de crianças sendo atendidas hoje."

O lançamento em solo carioca contou com apresentações de dança e música e participação dos personagens Carteirito e Carteirita, mascotes dos Correios. E o Papai Noel apareceu para pegar pessoalmente cartinhas das mãos das crianças que estavam presentes no auditório do edifício-sede dos Correios, no centro da capital fluminense.

O atendente comercial Valmir Barreira é funcionário dos Correios e há três anos interpreta o Papai Noel. Ele conta que, no início, ficou meio resistente, mas que hoje sente muito orgulho em fazer parte dessa mobilização.

"Eu não queria, mas a primeira vez que eu participei eu vi o bem que eu fiz para as crianças. O amor e o carinho que elas passam para mim. Comecei a ter emoções. Muito gratificante. Você alimentar o sonho da criançada do nosso país".

As crianças que desejem participar devem enviar cartas aos Correios. Os pedidos passam por uma triagem e, se forem selecionados, são disponibilizados para “adoção”. A estudante do 5º ano, Ester da Cruz, já inscreveu a sua cartinha.

"Eu pedi um kit de marca texto, um kit de caneta ou uma bicicleta. É muito bonito, muito bom você realizar um sonho e ver outros realizando também".

Em todo o Brasil, quem desejar adotar uma cartinha pode fazer isso de duas formas: indo até uma agência ou pela internet, digitando no buscador Papai Noel dos Correios. Os períodos de adoção variam por estado. No Rio de Janeiro, vai até 13 de dezembro.

 

x