Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado nesta segunda-feira
Até quatro vidas salvas. Esse é o resultado de apenas uma doação de sangue. E neste 25 de novembro diversos hemocentros espalhados pelo Brasil celebram o Dia Nacional do Doador de Sangue. Além disso, procuram sensibilizar doadores voluntários, especialmente porque nesta época do ano, antes das comemorações de fim de ano e férias, há redução da oferta de sangue e os estoques costumam diminuir.
No Rio, o Hemorio, que é o maior hemocentro do estado, ainda celebra hoje 80 anos e preparou uma programação especial, que inclui o lançamento da campanha “Unidos pelo sangue”, com uma série de atividades para ressaltar a importância da doação de sangue como um gesto solidário e de amor ao próximo. Estão previstas apresentações de artistas, intervenções e homenagens a doadores mais antigos e assíduos.
A gente lembra que para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, dormir no mínimo seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não fumar duas horas antes da doação.
O intervalo de doação para homens é de sessenta dias e, para mulheres, noventa dias.