logo Radioagência Nacional
Geral

Funai e Embratur querem promover o turismo em terras indígenas

Acordo quer gerar renda, emprego e inclusão dos indígenas pelo turismo
Baixar
Gabriel Corrêa
16/12/2024 - 13:32
São Luís
São Félix do Xingu (PA) - Cerca de 4 mil índios participam da Semana dos Povos Indígenas. O evento começou no sábado (15) e vai até quarta-feira (19), quando é celebrado o Dia do Índio (Thiago Gomes/Agência Pará)
© Thiago Gomes/Agência Pará

Aumentar a geração de renda, o emprego e a inclusão dos indígenas, mas de forma sustentável e responsável por meio do Turismo. E também valorizar as histórias, tradições e saberes dos povos indígenas. Esses são os objetivos de um acordo assinado pela  Funai com a Embratur e os Ministérios do Turismo, dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em Brasília.

A  cooperação técnica também prevê a capacitação de gestores públicos e da iniciativa privada, sobre a diversidade biológica e o conhecimento cultural de populações tradicionais. A ideia é adaptar as ações para a realidade de cada território indígena, valorizando a autonomia e o protagonismo das comunidades.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, considerou o acordo uma conquista para garantir o sustento das comunidades indígenas e a preservação dos territórios.

"A gente só vai conseguir, de fato, fazer com que a Funai cumpra sua  missão instituicional se ela tiver condições para isso. Então a gente segue com esse compromisso de agradecer pelos avanços que conseguimos até aqui, mas também continuar lutando para que a gente possa ter condições para seguir demarcando os territórios indígenas, que continua como a maior priodiridade dos povos indígenas no Brasil."

De acordo com a presidenta da Funai, Joênia Wapichana, muitas comunidades indígenas estão abertas à visitação e esse é um caminho gerador de renda para os territórios. Já o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços entra na cooperação com a inovação tecnológica, a certificação sustentável e o fortalecimento das cooperativas e associações produtivas em cada território. Além disso, vai ajudar na promoção nacional e internacional dos roteiros turísticos.

Para participar, as comunidades indígenas devem encaminhar um formulário eletrônico até o final deste mês, para o Ministério do Turismo. A iniciativa faz parte do Projeto Brasil, Turismo Responsável, iniciado em julho deste ano e desenvolvido com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

x