Mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas em 2025
![Divulgação/Exército Brasileiro Pela primeira vez na história do Exército Brasileiro, as mulheres poderão se tornar oficiais combatentes e chegar à patente de general e até ao comando do Exército](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Pela primeira vez, as mulheres poderão se alistar nas forças armadas. A novidade vai valer para aquelas que vão completar 18 anos em 2025. O anúncio foi nesta quarta-feira, pelo ministério da Defesa. Serão ofertadas quase 1,5 mil vagas, em 28 cidades, de 13 estados do país, e do Distrito Federal.
A Capitão de Mar e Guerra da Marinha, Maria Eliane Rocha, explica que os espaços já têm condições de receber as novas militares, mas que serão feitas pequenas adaptações. Ela destaca, inclusive, a importância do combate ao assédio moral e sexual dentro da atividade militar.
De acordo com o Ministério da Defesa, as forças armadas têm 37 mil mulheres, o equivalente a 10% de todo o efetivo, mantendo a média de diversos países. No entanto, a meta da pasta é alcançar 20 por cento de mulheres.
Para ter direito ao alistamento, a candidata precisa ter residência em uma das cidades que fazem parte do programa e deve ter nascido em 2007 – para completar 18 anos em 2025. Cada uma pode escolher entre Exército, Marinha ou Aeronáutica. Mas isso vai depender das vagas disponíveis e dos requisitos exigidos.
O subchefe de mobilização do Ministério da Defesa, contra-almirante André Gustavo, disse que essa é uma chance de as mulheres terem contato com a atividade militar, já que para fazer carreira, ainda é preciso ser aprovada em um concurso.
A seleção inclui entrevista, exames para inspeção de saúde e testes físicos. De acordo com o ministério da Defesa, os testes e os treinamentos físicos serão os mesmos dos homens.
As interessadas podem se alistar de forma online, entre primeiro de janeiro e 30 de junho, pelo site alistamento.eb.mil.br. Também há a opção pelo alistamento presencial, basta ir a uma Junta de Serviço Militar.
A atuação delas vai começar em 2026: uma parte inicia em março e a outra em agosto. Já incorporadas em uma das forças, não tem mais como desistir: vai ter que servir durante um ano, obrigatoriamente. Mas o serviço militar delas pode, também, ser prorrogado por até oito anos.
![Reuters/David Diaz Arcos e Henry Romero/Proibida reprodução Foto 1: Ecuador's President and presidential candidate for reelection Daniel Noboa gestures during a campaign event for the upcoming Sunday presidential election, in Quito, Ecuador February 6, 2025. Reuters/David Diaz Arcos/Proibida reprodução
Foto 2: Ecuadorean presidential candidate Luisa Gonzalez of the Revolucion Ciudadana party, the political party of Ecuador's ex-President Rafael Correa, speaks during a campaign rally ahead of the February 9 general election, in Guayaquil, Ecuador, February 6, 2025. Reuters/Henry Romero/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MGI/Reprodução Brasília (DF), 18/11/2024 - Página do Concurso Público Nacional unificado. Foto: MGI/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Picutres Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Muçum (RS), 22/06/2024 - Interior de casa tomado de lama após enchente que atingiu toda a região. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Cursinho preparatório para o vestibular da Universidade de São Paulo - USP Leste.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)