logo Radioagência Nacional
Geral

Novas regras do BPC garantem inclusão de deficiências leves

Renda per capita e biometria são requisitos para manter o benefício
Baixar
Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional
05/01/2025 - 15:42
Brasília
São Paulo (SP), 21/09/2024 -  Praça Roosevelt recebe a  segunda edição da Parada PCD, que celebra a diversidade, a inclusão e o orgulho de ser PCD. A parada acontece no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.  Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O BPC, que é o Benefício de Prestação Continuada, tem novas regras desde primeiro de janeiro. Mas ele ainda está valendo e continua contemplando todos os tipos de deficiência, mesmo as mais leves. Ou seja, não caia em fakenews. A parte que limitava o benefício para as deficiências médias ou graves foi vetada, valendo, portanto, para todas.

E aí, quem tem direito? Quem tem deficiência ou o idoso acima de 65 anos que não têm condição de se sustentar ou ser sustentado pela família. Para isso, é preciso também que a renda per capita familiar seja entre 25% e 50% do salário mínimo. Caso outra pessoa no domicílio já receba o BPC, o benefício desta pessoa não fará parte do cálculo.

O valor pago é o de um salário mínimo, ou seja, 1518 reais.

O beneficiário precisará passar por biometria para atualização do cadastro a cada dois anos. Mas ela não é válida para locais de difícil acesso ou quando a pessoa tem dificuldades de locomoção, seja por idade, problemas de saúde ou outras situações.

x