20 milhões de brasileiros já possuem a Carteira de Identidade Nacional
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 10/02/2025 - Samuel Veiga Mendes e o seu pai Leonardo Mendes mostrram Nova Carteira de Identidade Nacional. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Em todo o Brasil, mais de 20 milhões de pessoas já retiraram a nova Carteira de Identidade Nacional, segundo informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo modelo do documento traz mudanças importantes, como o uso de um mesmo padrão em todo o país e a utilização do CPF como único número de identificação.
Em relação a quantidade de emissões do novo documento por estados, Minas Gerais ficou em primeiro lugar, com 2,461 milhões. Em segundo lugar ficou o Rio Grande do Sul, com 1,922 milhão. Já São Paulo, teve até então, 1,919 milhão de retiradas da Carteira Nacional de Identidade.
De acordo com o Governo, um dos objetivos das mudanças no documento de identificação é eliminar a possibilidade de uma pessoa ter identidades diferentes em cada um dos 27 estados. Mas a medida visa também combater fraudes, aprimorar os cadastros administrativos e oferecer melhores serviços para a população.
Com isso, todos os serviços públicos não terão dificuldade para identificar cada pessoa, sem risco de duplicidade. o que facilitará a atualização de cadastros, por exemplo, ao marcar uma consulta no Sistema Único de Saúde (SUS). O mesmo acontece com benefícios como o Bolsa Família e registros no INSS.
Além disso, a validade do novo documento vai variar conforme a idade da pessoa. Para crianças de até 12 anos incompletos, o documento tem validade de 5 anos. Para jovens e adultos, entre 12 e 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos. Já para pessoas com mais de 60 anos, o documento tem validade indeterminada.
Os brasileiros têm até 2032 para fazer a troca da carteira com o RG pelo modelo com o CPF. A emissão é gratuita e pode ser agendada nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Para isso, é necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento ou de casamento.
* Com supervisão de Rafael Gasparotto
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Brasília (DF) 13/02/2025 - Movimentação no último dia do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tony Winston/Agência Brasília Criança em atendimento. Inalação por Bronquiolite (Hospital Materno Infantil de Brasília, Brasília, DF, em 10/7/2017)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 23/12/2024 - O vice-presidente da república e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participa do programa A Voz do Brasil. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![SNPP/Gov Penitenciária Federal de Mossoró. Foto: SNPP/Gov](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled /Proibida reprodução Or Levy, Eli Sharabi and Ohad Ben Ami, hostages held in Gaza since the deadly October 7, 2023 attack, are released by Hamas militants as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel in Deir Al-Balah in the central Gaza Strip, February 8, 2025. REUTERS/Hatem Khaled TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)