logo Radioagência Nacional
Geral

Cruzeiros devem levar 50 mil turistas pelo Brasil durante Carnaval

Rio de Janeiro e Salvador estão entre destinos mais procurados
Baixar
Nathália Maciel – Estagiária da Rádio Nacional*
15/02/2025 - 11:00
Brasília
Transatlânticos chegam no Pier Mauá trazendo 20 mil turistas
© 31/12/2014/Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil

Neste Carnaval, as viagens em cruzeiros marítimos devem movimentar mais de 50 mil pessoas ao longo da costa brasileira. De acordo com a CLIA Brasil, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, 14 navios farão embarques e escalas em diversos portos do país entre 28 de fevereiro e 5 de março.

Estudo da CLIA Brasil apontou que, entre os destinos mais procurados para curtir o Carnaval em cruzeiros, estão Rio de Janeiro, Salvador, Santos, Búzios, Maceió, Balneário Camboriú, Fortaleza e Paraty, além de Buenos Aires e Montevidéu. A pesquisa revela que o gasto médio de cada cruzeirista é de R$ 668 nas cidades de escala e de R$ 877 nas cidades de embarque e desembarque. 

Os impactos econômicos vão além do período da viagem. Segundo a CLIA Brasil, 60% das pessoas que já viajaram em cruzeiros voltam depois aos destinos que conheceram antes, o que pode gerar um aumento no fluxo de turistas nas cidades visitadas.

Os navios oferecem atividades para muitos perfis de viajantes, com opções que envolvem gastronomia, teatro, shows, spa, jogos e festas temáticas, o que pode atrair quem deseja aproveitar a folia de uma maneira diferente.

O Carnaval em 2025 acontece dos dias 1º a 5 de março. Em alguns lugares do país, o feriado é considerado ponto facultativo.

*Com supervisão de Rafael Gasparotto

x