logo Radioagência Nacional
Geral

Pesquisa inédita aponta que 75% dos cariocas desejam se mudar do RJ

Estudo mostra que a segurança é o principal problema
Baixar
Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional
28/02/2025 - 11:03
Rio de Janeiro

Apesar de ser conhecida como a cidade maravilhosa, uma pesquisa inédita aponta que 75% dos cariocas sairiam do Rio de Janeiro se pudessem. A segurança foi o principal problema da capital fluminense apontado por quase 80% dos entrevistados, seguido pela saúde, com 6%, e educação e transporte, com 2%.

Os dados são da primeira edição da pesquisa Viver no Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis, divulgada nesta sexta-feira (28). Igor Pantoja, coordenador de relações institucionais do Instituto, diz que o resultado surpreendeu.

A pesquisa mostrou ainda que para 33%, a qualidade de vida na cidade melhorou no último ano; outros 33% dizem que piorou e, para 35%, ficou estável.

A professora Joana Darc Ribeiro é uma das cariocas que reclama das condições de vida na zona oeste e tem o desejo de mudar de cidade.

Outro dado de destaque é que 63% dos moradores da cidade do Rio não tem vontade alguma de participar da vida política. Os entrevistados também avaliaram a administração do município: 24% como ótima ou boa, 38% como regular e 36% como ruim ou péssima. A Câmara dos Vereadores foi classificada como ruim ou péssima por 56%.

O coordenador do Instituto Cidades Sustentáveis, Igor Pantoja, avalia que os dados mostram uma descrença da população nas instituições, por atos políticos controversos, envolvimento de seus representantes em crimes e corrupção, por exemplo.

A pesquisa entrevistou de forma online em dezembro passado 400 pessoas com 16 anos ou mais, moradoras da capital fluminense há pelo menos dois anos. O Instituto planeja ao longo do ano fazer esse mesmo levantamento nas 10 maiores capitais do país.

x