logo Radioagência Nacional
Geral

Temperatura pode ficar acima de 40 graus no Rio de Janeiro

As altas temperaturas devem continuar até o fim de semana
Baixar
Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional
18/02/2025 - 12:51
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 17/02/2024 -Transeuntes se protegem do forte calor nas ruas do centro da cidade. Cidade do Rio de Janeiro atinge nível 4 de calor. Marco é caracterizado por temperaturas que podem chegar a 44ºC  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O calor continua a avançar no Sudeste, nesta terça-feira (18). E a previsão de altas temperaturas no estado do Rio de Janeiro deve se manter até o fim de semana e também na primeira metade da semana que vem.  

Na capital fluminense, a temperatura pode ficar hoje acima de 40 graus, um dia depois de alcançar o Nível de Calor 4,  pela primeira vez desde a criação do protocolo para altas temperaturas.

Em meio ao cenário, a prefeitura do Rio anunciou um protocolo de calor extremo. Foram abertos 58 pontos de resfriamento na cidade, com áreas de sombra e pontos de hidratação, na Cinelândia e Praça XV, no Centro. Além de Bangu, na zona oeste, e Madureira e Irajá, na zona norte.

Diante de tanto calor, a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Roque, fez um convite à população:

"Quer pegar um ar-condicionado? A cidade atingiu o nível de calor 4. Tá muito calor. Todas as naves estão abertas como ponto de resfriamento, é só ir até lá. Dá uma olhada nas redes do Centro de Operações do Rio, ou nas redes da Secretaria de Ciência e Tecnologia, pra ver qual é o endereço das naves".

 As redes de saúde do estado e do município também foram preparadas para o aumento de atendimentos em decorrência do calor. Segundo o secretário Daniel Soranz, só este mês, já foram realizados quase dois mil atendimentos.

E nesta semana, em que as temperaturas prometem bater recordes, algumas cidades fluminenses reduziram o horário de funcionamento das escolas, como é o caso de Mangaratiba e Barra Mansa. Na capital, as aulas estão mantidas, sem horário reduzido. Segundo a secretaria, as escolas têm incentivado maior ingestão de líquidos e intensificado a distribuição de frutas. As atividades realizadas em áreas externas, como Educação Física, estão proibidas ou deverão ser transferidas para locais internos.

Para esta quarta-feira, 19, as máximas previstas são de 37 a 39 graus.

x