logo Radioagência Nacional
Geral

Viva Maria: mostra traz conquistas das mulheres ao longo da história

Representante da ONU destaca os avanços legislativos no Brasil
Baixar
Mara Régia - apresentadora do Viva Maria
19/02/2025 - 08:17
Brasília
Brasília (DF),18/02/2025  -  Exposição Pequim+30 e a Igualdade de Gênero no Legislativo Brasileiro, no corredor das exposições da Câmara dos Deputados.. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
© Lula Marques/Agência Brasil

Na terça-feira (18), foi oficialmente aberta, na Câmara dos Deputados, a exposição Pequim + 30 e a Igualdade de Gênero no Parlamento Brasileiro.  A mostra destaca as lutas e vitórias das mulheres no Brasil e no mundo, e também reflete sobre a igualdade de gênero no parlamento brasileiro.

 A exposição faz um panorama histórico, entre eles a conquista do direito ao voto pelas mulheres no Brasil em 1932; passando por marcos importantes como a aprovação da CLT em 1943, que reconheceu os direitos trabalhistas das mulheres; e a assinatura da Carta das Nações Unidas em 1945, que criou a ONU. Também teve em 1946, a criação da comissão sobre o Estatuto da Mulher. E em 1984, o Brasil ratificou a CEDAW, um tratado internacional que promove a eliminação da discriminação contra as mulheres. Já em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, o país reconheceu formalmente a igualdade de direitos entre homens e mulheres, uma conquista que foi influenciada pelo protagonismo de mulheres.

Durante o evento, foram compartilhadas vitórias importantes, mas também uma reflexão sobre os desafios que persistem. Ana Carolina Querino, representante interina de ONU Mulheres no Brasil, nesta edição do Viva Maria, destaca entre os avanços legislativos do Brasil, a criação da Lei Maria da Penha, da Lei de Igualdade Salarial, da Lei que institui a Política Nacional de Cuidados e da Lei do Feminicídio. 

Confira o programa no player.

x