logo Radioagência Nacional
Geral

Morre prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman

Ele tinha câncer no sistema linfático
Baixar
Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional
26/03/2025 - 15:59
Brasília
Belo Horizonte (MG), 26/03/2025 - Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura Municipal de BH
© Rodrigo Clemente/Prefeitura Municipal de BH

Morreu, nesta quarta-feira (26), o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Ele estava internado desde o dia 3 de janeiro para tratar de uma pneumonia. Na noite dessa terça, ele sofreu uma parada cardiorespiratória. Segundo o boletim médico, a morte foi em consequência de complicações de um tipo de câncer, chamado de Linfoma não Hodgkin. 

Fuad Noman tinha 77 anos e uma longa trajetória na administração pública. Economista de formação, foi servidor de carreira do Banco Central, ocupando cargos importante nos governos federal, de Minas Gerais e na prefeitura de Belo Horizonte. Então vice, assumiu o cargo de prefeito em 2022, após a renúncia de Alexandre Kalil. Fuad foi reeleito em 2024 com 53% dos votos no segundo turno.

Em julho do ano passado, ele revelou que estava com câncer no sistema linfático. Em tratamento, disputou e venceu a eleição, mas em dezembro, antes da posse, foi internado por duas vezes. Devido às restrições médicas, foi empossado em 1º de janeiro de forma virtual, dois dias depois, voltou para cuidados hospitalares.

Em nota oficial, a prefeitura de Belo Horizonte destacou que Fuad Noman era conhecido por seu trato gentil, capacidade de escuta e amor pela capital mineira. Também lembrou que ele era “um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da cidade”.

O vice-prefeito, o jornalista Álvaro Damião, vai assumir definitivamente a prefeitura. Nas redes sociais, Damião disse que Fuad deixa um exemplo de vida e um legado de compromissos com a causa pública.

O governador de Minas, Romeu Zema, afirmou que a vida pública de Fuad foi marcada pelo diálogo e respeito.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que dirige o país durante a viagem do presidente Lula para o Japão, afirmou que Fuad Noman se notabilizou por sua competência como gestor e partiu dedicando-se ao povo de Belo Horizonte.

O Atletico Mineiro, clube que Fuad era Conselheiro Grande-Benemérito, lamentou o falecimento do prefeito, dizendo que ele participou de importantes decisões para inauguração da nova arena do clube.

O velório de Fuad Noman vai ocorrer nessa quinta-feira, na parte da tarde, aberto ao público, na sede da prefeitura de Belo Horizonte.

x