Operação em Sergipe investiga desvio de verbas do combate à pandemia

A Polícia Federal realizou operação contra uma quadrilha que desviava recursos públicos da saúde em cidades de Sergipe. A ação contra o esquema foi divulgada nesta quinta-feira (27). Foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão na capital Aracaju, e nas cidades de Cedro, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Socorro.
A investigação começou a pedido do Ministério Público Federal, com base em indícios de práticas ilícitas apontadas pela Controladoria-Geral da União. Foram identificados a fraude e o superfaturamento em processos de dispensa de licitação, realizados pelo Fundo Municipal de Saúde para a contratação de serviços e aquisição de insumos relacionados ao enfrentamento da Covid-19.
As contratações envolveram mais de R$ 860 mil e as investigações apuram, além de superfaturamento, se o contrato foi de fato executado. Esse valor envolvido corresponde a 95% do total recebido do Fundo Nacional de Saúde, que seria para custear ações de combate à Covid-19 no ano de 2020, época em que eram realizadas diversas ações para enfrentar a pandemia.




