logo Radioagência Nacional
Geral

Viva Maria homenageia a escritora e feminista Heloísa Teixeira

Integrante da ABL, ela faleceu na última sexta (28/3), aos 85 anos.
Baixar
Mara Régia – Apresentadora do Viva Maria
31/03/2025 - 09:39
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 28/03/2025 - Heloisa Teixeira, escritora, pensadora do feminismo e membro da ABL, morre aos 85 anos
Foto: ABL/Divulgação
© ABL/Divulgação

Esta edição do Viva Maria homenageia a escritora e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) Heloísa Teixeira, que faleceu na última sexta-feira (28/3), aos 85 anos, após complicações de uma pneumonia e insuficiência respiratória aguda. Intelectual e feminista, Heloísa marcou a história da cultura e da luta pelos direitos das mulheres no Brasil. Com uma trajetória intensa, ela escreveu livros, artigos e participou ativamente do movimento feminista, especialmente nos anos 1960 e 1990, enfrentando a censura durante a ditadura militar e se valendo da cultura como forma de resistência.

Para relembrar e homenagear essa trajetória tão rica, a convidada do programa é Jaqueline Pitanguy, socióloga e companheira de luta de Heloísa, que destaca a multiplicidade da escritora.

"O traço mais marcante da personalidade da Heloísa é essa capacidade de ser muitas mulheres em uma. E tudo isso com uma grande generosidade, uma grande coragem. E assim ela conseguia reunir pessoas as mais diversas em torno dela. Ela o fazia com grande inteligência e generosidade.”

No campo literário, Jaqueline salienta que a produção de Heloísa é muito extensa,  mas menciona três obras essenciais da escritora, no campo do feminismo: “Explosão feminista”, que registra depoimentos de diversas mulheres do movimento; “Pensamento feminista brasileiro contemporâneo”, de viés acadêmico; e “Feminista, eu”, que aborda literatura, cinema novo e música popular brasileira. 

A despedida de Heloísa foi marcada por um momento emocionante no velório, quando estudantes da Universidade das Quebradas entoaram “Maria Maria” no prédio da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ao final, Jaqueline reflete sobre como Heloísa gostaria de ser lembrada.

"Heloísa vai ser lembrada como uma mulher forte, generosa, bonita, antenada com o tempo presente." 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

x

Audio Player
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.