logo Radioagência Nacional
Geral

Compositor Antônio Barros morre aos 95 anos na Paraíba

Ele faleceu na manhã desse domingo, 6
Baixar
Madson Euler - repórter da Rádio Nacional
07/04/2025 - 10:30
São Luís
Brasília (DF) 06/04/2025 - O cantor e compositor paraibano Antônio Barros morreu neste domingo (6) aos 95 anos.
Foto: antoniobarrosececeu/Instagram
© antoniobarrosececeu/Instagram

A música brasileira se despediu nesse fim de semana de Antônio Barros, cantor, compositor e poeta paraibano que deixa um legado de mais de 700 canções. Muitas delas, sucessos em sua parceria musical com a esposa, Mary Maciel Ribeiro, com quem formava a dupla “Antônio Barros e Cecéu” - e gravadas por nomes de diferentes gêneros da MPB como Ney MatoGrosso, Elba Ramalho, Gilberto Gil e Jackson do Pandeiro.

Barros estava internado há cerca de dois meses e faleceu na manhã desse domingo, em João Pessoa, na Paraíba. O sepultamento ocorreu no fim da tarde desse domingo. A notícia do falecimento foi informada pela família pelas redes sociais.

Nascido em Queimadas, agreste paraibano, Antônio Barros completou 95 anos no último dia 11 de março. Aos 19 anos de idade foi trabalhar como músico tocando pandeiro na Rádio Caturité, em Campina Grande. Em seguida deu continuidade ao seu trabalho como músico pandeirista na Rádio Tamandaré, de Recife.

Foi nessa mesma época que fez suas primeiras composições e conheceu Jackson do Pandeiro, de quem se tornou um grande amigo. Nesse período, outros nomes fortes do cancioneiro nordestino como Luiz Gonzaga e Genival Lacerda passaram a gravar suas composições. 

O relacionamento com Cecéu começou na década de 70 e eles continuaram como um casal e como parceiros musicais, inclusive nas composições, até hoje.  Artistas de diferentes gerações e ritmos, como Alcione, Alcimar Monteiro e Ivete Sangalo, reinterpretaram as músicas do casal. Duas referências da música nordestina chegaram a gravar ou regravar em torno de 200 canções de Barros e Cecéu: o Trio Nordestino e a cantora Marinês. 

Entre os sucessos que atravessaram os mais de 70 anos de carreira do compositor estão Bate Coração, Procurando Tu, Por Debaixo dos Panos e Forró Número”. Outro grande sucesso de Barros, Homem com H, foi gravada por Ney Matogrosso e, inclusive, batiza o filme biográfico de Ney, que será lançado este ano.

Em 2021, a obra de Antônio Barros e Cecéu foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba.  A honraria foi publicada no Diário Oficial do Estado em uma data onde talvez as músicas do casal mais toquem atualmente, 24 de junho, dia de São João. 

x