Imposto de Renda: contribuintes podem doar parte do tributo devido

O período para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 começou. E além de cumprir com as obrigações fiscais, o contribuinte pode também ajudar a transformar vidas. Isso é possível porque uma das possibilidades dentro da declaração do Imposto de Renda é a destinação de parte do imposto devido para fundos sociais.
Esse mecanismo permite que pessoas físicas e jurídicas possam optar por aplicar parte do tributo em projetos voltados para crianças, adolescentes e idosos, ou de iniciativas culturais, audiovisuais e esportivas. Sem custo adicional nenhum para o contribuinte.
A escolha pode ser feita ao longo do ano, quando o contribuinte realiza doações diretamente para fundos municipais, estaduais ou nacionais e declara esses valores no ano seguinte. Ou no momento da declaração, quando a doação é feita diretamente no sistema, com o pagamento via DARF gerado pelo próprio programa da Receita Federal. Nessa opção, o contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido para fundos da infância e adolescência, e mais 3% para fundos de apoio a idosos.
Os contribuintes têm até o dia 30 de maio para entregar a declaração do Imposto de Renda. Ficam obrigados a declarar as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como para quem obteve receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440.
*Com narração de José Carlos Andrade.





