logo Radioagência Nacional
Inovação

Ajudante Digital #8 - Astronomia mais acessível

Confira lista com dez práticas tecnológicas para curtir a astronomia
Baixar
Leyberson Pedrosa - Repórter da Radioagência Nacional
02/12/2024 - 16:00
Brasília (DF)
Brasília (DF) 21/11/2024 - artes do Ajudante Digital
Arte EBC
© Arte EBC

A cada dia, a tecnologia ajuda as pessoas a explorarem os corpos celestes sem precisar gastar fortunas em telescópios. Por isso, em ocasião do Dia Nacional da Astronomia, 2 de dezembro, o Ajudante Digital apresenta dicas para quem quer se aventurar na astronomia praticamente sem sair de casa. Em contagem regressiva ao lado dos seus robôs serventes, Leyberson lista dez práticas tecnológicas mais acessíveis para amantes da astronomia.

Entre as opções disponíveis para os entusiastas da astronomia, aplicativos de mapas celestes transformam o smartphone em um planetário completo, enquanto softwares de simulação espacial auxiliam na compreensão da dinâmica dos corpos celestes.

Sites de previsão astronômica oferecem alertas sobre eventos como chuvas de meteoros e superluas, e a observação remota permite o acesso a telescópios de instituições internacionais. Além disso, manter um diário de observações é uma excelente forma de registrar o progresso dos estudos e manter o entusiasmo pela ciência.

Passeio a observatórios

Para quem deseja ir além do virtual, visitar um observatório astronômico é uma experiência enriquecedora. Pesquise o observatório mais próximo na sua cidade ou região. A doutoranda em astrofísica Natália Palivanas, monitora do Observatório da Universidade do Vale do Paraíba, convida curiosos a aprender sobre a história da astronomia brasileira e até mesmo usar telescópios para observar os astros diretamente. A monitora enfatiza o prazer de compartilhar conhecimento com iniciantes apaixonados pelo tema.

Gostou das dicas? Quer sugerir temas ou tirar dúvidas? Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 97469-0138. ou deixe seu comentário no canal do Ajudante Digital no Spotify, que terá um conteúdo bônus detalhando cada uma das possibilidades tecnológicas citadas neste episódio especial. 

Conteúdo bônus: 10 dicas de como observar o céu

Dia Nacional da Astronomia (CIência no Rádio)

Observatório Univap (São José dos Campos)

Observatório Nacional (Rio de Janeiro)

Dicas do puxadinho (#AD 8.1)

Stellarium – Software de mapas celestes.

SkySafari – Aplicativo para observar o céu. 

Star Walk 2 – App para explorar estrelas e constelações.

Celestia – Simulador espacial em 3D.

NASA Eyes – Exploração virtual do universo pela NASA. 

Time and Date – Site com previsão de eventos astronômicos.

Slooh – Plataforma para observação remota com telescópios.

NASA’s Radio JOVE – Fórum para montar antenas e captar ondas de rádio do espaço.

 

AJUDANTE DIGITAL #8: ASTRONOMIA DE CASA

NO AR EM 02/11/2024, Dia Nacional da Astronomia. 

[Pergunta 1 - Voz IA artificial com sotaque português]: Ajudante digital, no episódio sobre TELEMÓVEL OFFLINE, mencionaste uma aplicação para observar as constelações. Ainda te lembras?

[Som de rebobinar] 🎶

[Leyberson –] Lembro e relembro. Escuta só:

[Som de fita rebobinando] 🎶

[Leyberson - Ajudante Digital #2] Bora instalar no seu aparelho um planetário inteiro com outro aplicativo de código aberto: o Stellarium…Esse aplicativo é capaz de simular e mostrar a posição de planetas, estrelas, eclipses, satélites e de outros corpos celestes. Se você está em um lugar ermo, à noite, e sem muitas luzes ao redor, é uma ótima opção abrir o aplicativo, apontar o celular pro céu e conseguir identificar diferentes constelações coma Ursa Maior ou quem sabe a Constelação da Ema. Isso mesmo, tem constelação ocidental e tem também constelação indígena Tupi-Guarani que serve tanto como guia para rituais quanto para identificar as estações do ano e, com isso, o melhor período da pesca, caça, plantio e colheita. Ou seja, o céu é o limite!

[Som de fita rebobinando] 🎶

[Som de fita cassete parando] 🎶

[Continuação – Voz IA artificial com sotaque português]: E já que o céu é o limite, o dia 2 de dezembro é assinalado como o Dia Nacional da Astronomia. Gostava de ter mais sugestões sobre como a tecnologia nos pode aproximar da astronomia. Mas nada dessas ideias de comprar telescópios caros, se faz favor.

[Vinheta do Ajudante Digital] 🎶

[Leyberson] Olá, amantes galáticos de todos os rincões do Brasil…

[Som de interrupção – “Para, para, para!”] 🎶

[Voz IA robotizada masculina]: Ei, espera um pouco. Esse sotaque português de voz artificial não combinou com a pergunta. Eu pesquisei nos meus sistemas e o Dia Nacional da Astronomia, 2 de dezembro, acontece no Brasil. E foi oficializado por lei federal brasileira em 2017.

[Leyberson] Ora pois..você tem toda razão, robô! O Dia Nacional da Astronomia é uma efeméride brasileira, criada em homenagem ao Patrono da Astronomia, Dom Pedro II, que nasceu no dia 2 de dezembro de 1825 no…

[Som de interrupção] 🎶

[Voz IA robotizada feminina]: ...Rio de Janeiro. Ou seja, é do Brasil..sil...sil...sil!!!!!

[Som de Brasiilllll – Copa do Mundo] 🎶

[Música ao fundo: TV129_33_Information_Main] 🎶

[Leyberson] Ora pois, queria concluir o raciocínio. Posso?

Certo. Dom Pedro II nasceu no Rio de Janeiro, incentivava e observava bastante os astros. Sua paixão pelas estrelas veio por influência do pai, Dom Pedro I, este sim PORTUGUÊS, que fundou o Imperial Observatório, conhecido hoje como Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

[Voz IA robotizada masculina]: Ó pá! Quero ver como é que você "descalça esta bota" da pergunta feita pela voz lusófona. Responde aí: como usar a tecnologia para olhar o céu, sem ficar sem guito?

[Leyberson] Ficar sem guito?

[Som de fado instrumental] 🎶

[Leyberson] Ah, ficar sem dinheiro. Então vamos nós a descalçar essa bota. Ou melhor, bora descascar esse abacaxi!

[Som de samba instrumental] 🎶

[Leyberson] Você não precisa ser imperador e nem herdeiro para poder se tornar um amante da astronomia. É claro que dinheiro ajuda e muito, mas existem recursos tecnológicos bem acessíveis a nós, meros mortais. Pra isso, basta ter um bom celular, internet, um tripé ou até mesmo um diário de papel em mãos.

[Som de engrenagens] 🎶

[Leyberson] Consigo listar nos dedos das mãos maneiras bem tecnológicas de cultivar esse olhar amoroso pelo espaço sideral.

[Música Espaço Sideral] 🎶 Numa nave espacial / Certos de que além do acima há uma jornada / Eu quero ir pro espaço sideral / Nessa vida passageira eu vou contigo até o fim

[Leyberson] Vamos lá. Os robôs contam e eu listo as opções, combinado?

[Som de ferramentas se batendo] 🎶

[Voz IA robotizada feminina]: DEZ

[Leyberson] Aplicativos de mapas Celestes

[Som de ferramentas se batendo] 🎶

[Voz IA robotizada masculina]: NOVE

[Leyberson] Câmeras de smartphone com tripé

[Som de ferramentas se batendo] 🎶

[Voz IA robotizada feminina]: OITO

[Leyberson] Binóculos ou telescópios mais baratos

[Voz IA robotizada masculina]: SETE

[Leyberson] Softwares para Simulação espacial

[Voz IA robotizada feminina]: SEIS.

[Leyberson] Sites de Previsão Astronômica

[Voz IA robotizada masculina]: CINCO.

[Leyberson] Antena para captar sons do espaço

[Voz IA robotizada feminina]: QUATRO.

[Leyberson] Observação remota a partir de telescópios internacionais

[Voz IA robotizada masculina]: TRÊS.

[Leyberson]: Alerta de eventos astronômicos

[Voz IA robotizada feminina]: DOIS

[Leyberson] Registros e anotações diárias

[Voz IA robotizada masculina]: Preparar lançamento…

[Som de interrupção – “Para, para, para!”] 🎶

[Voz IA robotizada feminina]: Controle, pausar contagem.

[Leyberson] Espera um pouco, segura o lançamento que, para o episódio não ficar muito grande, a gente vai deixar a explicação de cada opção citada em um puxadinho em um áudio bônus, exclusivo, e disponível no nosso canal do Ajudante Digital no Spotify. Combinado?

[Voz IA robotizada masculina]: Que marqueteiro.

[Voz IA robotizada feminina]: Só nas estratégias de retenção. Mas e essa contagem regressiva vai parar no dois mesmo?

[Leyberson] Calma que eu deixei a última separada para me aprofundar nela aqui. Para essa opção, vocês vão precisar de disposição e tempo pois...

[Contagem de lançamento do Apollo II]: 🎶 Five, four, three, two….zero!

[Leyberson]: UM!

VISITAR UM OBSERVATÓRIO DE ASTRONOMIA.

[Contagem de lançamento do Apollo II]: 🎶 Zero...We have a liftpop!

[Leyberson]: Pesquise no seu buscador preferido o nome da sua cidade e o termo “OBSERVATÓRIO!”. Encontre o que fique mais perto de você, entre no site do observatório e procure sobre visitas do público. O observatório pode ser de um clube de astronomia amadora, de algum centro de pesquisa universitário ou de alguma instituição de renome e tradição, como é o caso do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, antigo Observatório Imperial, citado lá no começo do episódio.

[Leyberson]: Lembrando que um observatório é diferente de um planetário. No planetário você vai vivenciar uma simulação de estar no espaço.

[Diogo Defante no canal Coisa Nossa]: 🎶 O que você acha se, de repente, a gente jogar nos peitos da galera uma simulaçãoooo.

[Leyberson]: Agora, no observatório, há telescópios óticos disponíveis para observação direta do astros celestes, tanto para estudo quanto para contemplação.

[Trecho do seriado No Mundo da Lua – TV Cultura]: 🎶 Alô, alô, Planeta Terra chamando.

[Leyberson]: Por falar em Observatório Nacional, essa instituição incentiva e inspira bem mais que Dom Pedro II a se aventurar no mundo da Astronomia. Existem projetos junto a estudantes de ensino médio e bolsas de incentivo a futuros astrônomos profissionais. Inclusive, a Rádio MEC, que fica no Rio, tem um quadro chamado Ciência no Rádio em parceria com o Observatório Nacional.

Em dezembro de 2023, o Ciência no Rádio ouviu a astrônoma Simone Daflon, coordenadora de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, que destacou como o Dia Nacional da Astronomia pode ajudar a derrubar esteriótipos sobre quem pesquisa o assunto. Confere só o que a Simone disse:

[Sons de apertar o play de uma fita cassete] 🎶

[Astrônoma Simone Daflon – Ciência no Rádio] “Acho excelente ter a oportunidade de falar da astronomia como uma carreira científica possível, né, falar que os astrônomos e as astrônomas são pessoas normais e que se interessam e se dedicam a estudar astronomia e não precisa ser gênio ou excêntrico ou abrir mão da sua vida pessoal para seguir carreira em astronomia ou em qualquer outra ciência”

[Sons fita cassete parando] 🎶

[Leyberson] É bom deixar claro que o encontro entre os profissionais da área com os curiosos pelo tema não obriga ninguém a virar astrofísico, astrônomo...Como o Ajudante Digital sempre testa o que sugere, a gente pesquisou um observatório no estado de São Paulo e viajou, remotamente, até o Observatório da Universidade do Vale do Paraíba. Lá, eu fui atendido pela monitora do local, a doutoranda em astrofísica Natália Palivanas. E ela reforça que um observatório está bem longe de ser um clube restrito a estudiosos.

[Som de mensagem recebida] 🎶

[Natália Palivanas] Aquelas que não querem seguir profissionalmente na astronomia são muito, muito bem-vindas nesses espaços. Além de observações com telescópios, muitos dos observatórios possuem espaço voltados pra exposição, experimentos de física e astronomia, costumam também promover palestras, cursos introdutórios, oficinas e até eventos em datas especiais como eclipses.

[Leyberson] Para monitores como a Natália, há um gosto especial em poder ajudar a proporcionar essa experiência tão sideral aos seres leigos como nós, que adoram viver no mundo da lua.

[Som de mensagem recebida] 🎶

[Natália Palivanas] Pra mim o que mais chama atenção é a reação de uma pessoa que não está habituada ao observação astronômica e vai olhar pela primeira vez pelo telescópio e a gente apontou ele pra lua ou algum planeta e normalmente as pessoas ficam fascinadas às vezes até emocionadas e pra gente é muito emocionante, muito gratificante poder participar desse acesso que os observatórios promovem.

[Leyberson] Então é isso, seja vivendo com a cabeça no espaço de forma amadora, seja vivendo de forma profissional, o importante é aproveitar essa odisseia tecnológica de possibilidades. Afinal, nunca sabemos quando, de repente, sei lá, vai que..

[Som de explosão atômica] 🎶

[Trecho de Eva – Saulo Fernandes] 🎶 Afinal, não há nada mais que o céu azul /  Pra gente voar /  Sobre o Rio, Beirute ou Madagascar / Toda a Terra reduzida a nada, nada mais 

[Leyberson] Tem alguma dúvida sobre esse mundo digital que vivemos ou quer sugerir algum assunto pro Ajudante Digital? Então, deixe um comentário pra gente. O nosso whatsapp é:

[Voz IA robotizada feminina]: 11 974690138

[Voz IA robotizada masculina]: Esse episódio usou para fins meméticos, entre outros elementos, trechos de fado e samba populares, frases de Diogo Defante, do seriado Mundo da Lua, da música Nave Espacial de Liu e Samanta Machado e também da música Eva na voz de Saulo Fernandes.

[Trecho de Eva – Saulo Fernandes] 🎶

E minha vida é um flash (flash)...

[Leyberson - risos] Então, é isso. Até semana que vem. Tchau!

[Vinheta de encerramento] 🎶

 

AJUDANTE DIGITAL – PUXADINHO 8.1
Conteúdo bônus do episódio 8 com o detalhamento das dicas de astronomia. [Vinheta Ajudante Digital 🎶]

[Voz IA robotizada masculina]: Ei! O patrão deixou a betoneira ligada e foi tomar café.

[Voz IA robotizada feminina]: Já que ele saiu, a gente assume o puxadinho. No episódio 8 sobre astronomia, teve aquele robô português que apareceu pedindo dicas para observar os corpos celestes sem gastar muito.

[Som de fado instrumental 🎶]

[Voz IA robotizada masculina]: Nada a ver aquele sotaque português no Dia Nacional da Astronomia no Brasil. Só porque o patrono é filho de rei português que o incentivou no mundo da astronomia. Só porque ele tinha mais traços portugueses do que azulejo português.

[Voz IA robotizada feminina]: A comparação foi tão infeliz quanto esse seu trocadilho. Por isso, vamos ao que interessa. O Leyberson prometeu um puxadinho com detalhes sobre as 10 dicas tecnológicas que ele listou.

[Som de fita rebobinando 🎶]
[Som de fita cassete dando play 🎶]

[Leyberson]: Consigo listar nos dedos das mãos maneiras bem tecnológicas de cultivar esse olhar amoroso pelo espaço sideral. Eu conto e os robôs listam as opções, combinado?

[Som de fita cassete marcando corte 🎶]

...Para o episódio não ficar muito grande, a gente vai deixar a explicação de cada opção citada em um puxadinho desse episódio, em um áudio bônus, exclusivo e disponível no nosso canal do Ajudante Digital no Spotify.

[Som de fita cassete parando 🎶]
[Som de fita rebobinando 🎶]

[Voz IA robotizada feminina]: Aqui, a gente refaz a contagem com o Leyberson detalhando cada um dos itens. Partiu?

[Trecho da música "Você partiu meu coração" – Nego do Borel / Anitta 🎶]

[Voz IA robotizada masculina]: "Você partiu meu coração / Mas não tem problema, não". Ops. Foi mal, viajei. Simbora!

[Sons de engrenagem 🎶]

[Leyberson]: Vamos lá. Os robôs contam e eu listo as opções. Combinado?

[Som de ferramentas se batendo 🎶]

DEZ

[Voz IA robotizada feminina]: Aplicativos de mapas celestes.

[Leyberson]: Existem diferentes aplicativos como Stellarium, SkySafari ou Star Walk 2, que te ajudam a identificar estrelas, planetas e constelações em tempo real, apontando o celular para o céu. Funciona como um guia turístico do céu na palma da sua mão. Imagine só, você aponta o celular para o céu, e ele te diz o nome das 'ruas' e 'praças' lá em cima. Ou melhor, das estrelas e constelações.

[Som de ferramentas se batendo 🎶]

NOVE

[Voz IA robotizada masculina]: Câmeras de smartphone com tripé.

[Leyberson]: Sabe quando você quer tirar aquela foto bonita da Lua cheia e ela sai só uma bolinha desfocada? Se você colocar o celular em um tripé, pode conseguir capturar a Lua com a resolução de um cartão postal. Para isso, faça testes e ajustes no ISO e no tempo de exposição do aplicativo de câmera.

Além disso, com um pouco de paciência, é possível usar a função timelapse desses dispositivos para fazer aqueles vídeos bonitões do céu e das estrelas se movendo. É importante buscar dicas sobre cuidados com a captura noturna, como estabilizar o dispositivo.

 

Ajudante Digital é uma coluna semanal com dicas tecnológicas para o dia a dia de quem está conectado com o Tarde Nacional SP. O conteúdo completo como transcrição do episódio e links para fontes usadas, além de dicas extras ficam disponíveis no site da Radioagência Nacional. Dúvidas e sugestões para a coluna podem ser enviadas em texto ou áudio para o número (11) 97469-0138.

 

Criação, roteiro e locução Leyberson Pedrosa
Identidade sonora José Maria Pardal
Montagem e desenho de som Leyberson Pedrosa
Design gráfico Silvino Carneiro
Revisão de roteiro  Izabella Silveira
Edição web Liliane Farias
x