A localização por celulares vai ajudar os serviços de emergência a aumentar a rapidez e eficiência nos atendimentos.
A Anatel, em parceria com as operadoras de telefonia, os principais sistemas operacionais de smartphones e serviços de emergência, lançou uma nova tecnologia que permite o envio com precisão da localização de usuários de celulares, durante chamadas ou mensagens de emergência para números como 190 (polícia), 192 (serviço médico) e 193 (bombeiros).
A nova tecnologia já é amplamente usada em outros países e segundo Rafael Araujo, coordenador de Processos na Gerência de Regulamentação, da Anatel, oferece maior precisão do que as tecnologias baseadas em antenas, que são usadas atualmente no Brasil.
Segundo Rafael Araujo, a iniciativa começou a ser disponibilizada este mês e os estados que já aderiram ao serviço de localização por antenas vão poder receber as informações da nova funcionalidade. Atualmente São Paulo e Brasília já estão preparados para usar a nova tecnologia.
O coordenador destaca que o usuário não precisa baixar um aplicativo para ter seus dados de localização enviados em chamadas de emergência, mas é preciso que o celular tenha sistema operacional Android (versão 5.0 ou superior) e iOS (versão 18.2 ou superior.)
De acordo com a Anatel, o sistema não armazena esses dados. As informações são compartilhadas apenas durante situações de emergência