História Hoje: Há 66 anos, Mao Tsé-Tung proclamava a República Popular da China

Publicado em 01/10/2015 - 08:49 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Há 66 anos, o líder do Partido Comunista Chinês, Mao Tsé-Tung, proclamou a República Popular da China e pôs fim a guerra civil no país.

 

De acordo com a rádio de Pequim, mais de 300 mil chineses se reuniram diante do antigo Palácio Imperial para acompanhar o discurso do novo líder. Assim que o presidente terminou de falar, a nova bandeira do país – vermelha, com cinco estrelas amarelas — foi hasteada.

 

Ao mesmo tempo, foi executado o novo hino da China e, na sequência um grande desfile militar. Caças e aviões bombardeiros sobrevoaram a cidade. À noite a multidão acendeu milhares de tochas cobertas com um papel vermelho. A multidão também comemorou com danças e canções. A rádio de Pequim, que transmitiu o pronunciamento e todos os acontecimentos que se seguiram, acrescentou que todos os governos estrangeiros haviam sido comunicados a respeito.

 

A proclamação da República Popular da China encerrou a Guerra Civil entre os nacionalistas, representados pelo movimento republicano Kuomintang, e os comunistas. Desde o início do século XX, essas duas forças políticas se enfrentavam. Quando os japoneses invadiram a China em 1937, nacionalistas e comunistas uniram esforços contra um inimigo comum - uma trégua que durou pouco. Anos de desconfiança dos dois lados impediram de formar um governo de coalizão. Com o acirramento das hostilidades, uma eventual vitória dos comunistas parecia mais provável.

 

Os nacionalistas governavam o país, mas não contavam mais com a confiança da população. Anos de má gestão e corrupção desgastaram o apoio popular ao governo do general Chiang Kai-shek. O governo americano não estava convencido da importância estratégica de manter relações com a China Nacionalista e reduziu a ajuda militar e financeira ao país.

 

No dia 1º de outubro, depois de uma série de vitórias militares, Mao Tsé-tung proclamou a República Popular da China. Enquanto isso, Chiang e suas tropas fugiram para Formosa, hoje Taiwan, uma ilha no leste do continente asiático, para se reagrupar e planejar a retomada do país.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo