logo Radioagência Nacional
Internacional

Turquia e União Europeia preparam acordo sobre migrações

Baixar
Aline Moraes
05/03/2016 - 19:15
Bonn, Alemanha

Os pedidos de asilo na União Europeia dobraram em 2015, e o bloco se prepara para definir parceria com a Turquia para definir parceria com a Turquia para reduzir o fluxo de pessoas.

 

Segundo o gabinete de estatísticas Eurostat, quase um 1.260 mil pessoas pediram asilo no bloco europeu no ano passado. É mais que o dobro dos números de 2014.

 

Metade dos pedidos foi feita por sírios, iraquianos e afegãos; a outra metade, por grupos menores de diferentes países, e mais de um terço foi registrado na Alemanha, num total de quase 442 mil mil solicitações de refúgio. O dado é novo porque não fala apenas do número de refugiados que entraram na União Europeia, mas reflete quantos deles tiveram o pedido registrado.

 

Neste ano, o fluxo migratório continua intenso. Quase 135 mil pessoas já cruzaram o Mediterrâneo em direção à Europa. na segunda-feira (7), acontecerá a tão esperada reunião entre os líderes europeus e a Turquia para definir como o país ajudará o bloco a diminuir o fluxo de pessoas.

 

Pelo acordo fechado em novembro do ano passado, os cofres turcos receberão três bilhões de euros e agora poderão receber mais quase cem milhões como ajuda para colocar o plano em prática. Após um encontro com o governo turco nessa sexta-feira, para preparar a reunião da próxima semana, o presidente da Comissão Europeia, Donald Tusk, disse que consegue ver, pela primeira vez desde o início da crise migratória, a possibilidade de um consenso.

x