logo Radioagência Nacional
Internacional

Ministros do Eurogrupo liberam 10,3 bilhões de euros para Grécia

Baixar
Aline Moraes
25/05/2016 - 20:49
Bonn (Alemanha)

Depois de 11 horas de negociações, que se alongaram até a madrugada dessa quarta-feira, os ministros da zona do euro concordaram em liberar a próxima parcela do pacote de resgate financeiro da Grécia, no valor de 10,3 bilhões de euros.

 

Com isso, será possível pagar parte da dívida com os credores internacionais, que vence em julho. A Grécia já está no terceiro pacote de ajuda financeira em seis anos e acumula uma dívida de mais de 300 bilhões de euros.
 

A expectativa era de que, nessa última reunião, os ministros do Eurogrupo aprovassem um alívio imediato da dívida. No fim, eles concordaram em flexibilizar a forma de pagamento e os juros, se necessário, mas só em 2018, quando termina o programa de resgate.


O  Fundo Monetário Internacional, um dos credores, vem alertando que só vai continuar a contribuir para financiar os empréstimos se a dívida se tornar sustentável, ou seja, possível de ser paga. Agora, o FMI quer saber mais detalhes  de como o Eurogrupo pretende conceder esse alívio futuro.

x