Um projeto de lei foi apresentado nessa terça-feira pelo governo austríaco para desapropriar a casa onde o ditador nazista Adolf Hitler nasceu.
A proprietária sempre se recusou a vendê-la. A casa fica na pequena cidade de Braunau am inn, na fronteira com a Alemanha.
O ministro do interior da Áustria, Wolfgang Sobotka, disse que a decisão é necessária para evitar que o local se torne um ponto de culto para neonazistas – o que já aconteceu no passado.
A melhor solução, segundo o ministro, seria demolir a casa, mas ela está localizada no centro histórico da cidade, que é tombado.
Outros defendem que o local vire um museu ou algo que tenha um efeito “despolitizador”, como um supermercado ou uma unidade do Corpo de Bombeiros.
A proposta de desapropriação será analisada pelo Parlamento e se aprovada, o que é esperado, uma comissão envolvendo governo, especialistas e a sociedade civil deverá decidir o que fazer com o imóvel.
Nada na fachada faz referência a Hitler. O que lembra o passado inglório é, na verdade, uma mensagem de advertência inscrita numa rocha: “por paz, liberdade e democracia. Fascismo nunca mais.”
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![TV Brasil Cacá Diegues completa 80 anos em maio/2020](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Edu Kapps/SMS Secretaria Municipal de Saúde do Rio faz estudo sobre a vacina dengue. Foto: Edu Kapps/SMS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro - Desfile do bloco](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)