Papa Francisco visita o antigo campo de concentração na Polônia

Publicado em 29/07/2016 - 18:59 Por Aline Moraes - Bonn (Alemanha)

Nessa sexta-feira (29), o Papa Francisco foi pela primeira vez a Auschwitz, o antigo campo de concentração dos nazistas, na Polônia. Foi uma visita silenciosa, sem discursos, nem multidões. Essa foi a forma escolhida pelo pontífice para homenagear as vítimas e refletir sobre as atrocidades que aconteceram lá. Mais de um milhão de pessoas, a maioria judeus, foram mortas no campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Ainda em silêncio, Papa Francisco cumprimentou sobreviventes do holocausto e cristãos poloneses que arriscaram a vida para esconder e proteger judeus. Sozinho, ele rezou em diversos momentos da visita. A única declaração foi registrada no livro de visitantes do memorial de Auschwitz. O Papa escreveu: “Senhor, tenha piedade do seu povo. Senhor, perdoe tamanha crueldade”.

 

Esse foi o terceiro dia da visita à Polônia, que termina no domingo. O país sedia a Jornada Mundial da Juventude, um encontro de jovens católicos. Na chegada, Papa Francisco defendeu o acolhimento de refugiados.

 

Sonora: “Um coração misericordioso é capaz de ser um refúgio para aqueles que não tem casa ou a perderam; é capaz de construir um ambiente de lar e de família para aqueles que emigraram; é capaz de repartir o pão com quem tem fome e de acolher refugiados e migrantes. Dizer a palavra misericórdia é falar em oportunidade, futuro, comprometimento, confiança, abertura, hospitalidade, compaixão e sonhos”.

 

A responsabilidade dos países europeus diante da crise migratória é uma questão controversa na Polônia. O governo, liderado por um partido de direita, nacionalista, se recusa a participar do esquema europeu para receber refugiados. A justificativa é de que não dá para garantir a segurança.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo