Papa Francisco visita o antigo campo de concentração na Polônia

Publicado em 29/07/2016 - 18:59 Por Aline Moraes - Bonn (Alemanha)

Nessa sexta-feira (29), o Papa Francisco foi pela primeira vez a Auschwitz, o antigo campo de concentração dos nazistas, na Polônia. Foi uma visita silenciosa, sem discursos, nem multidões. Essa foi a forma escolhida pelo pontífice para homenagear as vítimas e refletir sobre as atrocidades que aconteceram lá. Mais de um milhão de pessoas, a maioria judeus, foram mortas no campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Ainda em silêncio, Papa Francisco cumprimentou sobreviventes do holocausto e cristãos poloneses que arriscaram a vida para esconder e proteger judeus. Sozinho, ele rezou em diversos momentos da visita. A única declaração foi registrada no livro de visitantes do memorial de Auschwitz. O Papa escreveu: “Senhor, tenha piedade do seu povo. Senhor, perdoe tamanha crueldade”.

 

Esse foi o terceiro dia da visita à Polônia, que termina no domingo. O país sedia a Jornada Mundial da Juventude, um encontro de jovens católicos. Na chegada, Papa Francisco defendeu o acolhimento de refugiados.

 

Sonora: “Um coração misericordioso é capaz de ser um refúgio para aqueles que não tem casa ou a perderam; é capaz de construir um ambiente de lar e de família para aqueles que emigraram; é capaz de repartir o pão com quem tem fome e de acolher refugiados e migrantes. Dizer a palavra misericórdia é falar em oportunidade, futuro, comprometimento, confiança, abertura, hospitalidade, compaixão e sonhos”.

 

A responsabilidade dos países europeus diante da crise migratória é uma questão controversa na Polônia. O governo, liderado por um partido de direita, nacionalista, se recusa a participar do esquema europeu para receber refugiados. A justificativa é de que não dá para garantir a segurança.

Últimas notícias
Justiça

Caso Henry Borel: acusada pela morte do filho, Monique volta à prisão

Ela deve permanecer, por decisão da Justiça, até que sejam apuradas as supostas ameaças que alegou ter recebido no presídio onde estava antes de ser autorizada a prisão domiciliar. 

Baixar arquivo
Geral

Governo faz acordo com WhatsApp para alertas de desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional assinou um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (29) com o Whatsapp para emitir alertas de desastres à população em todo o país.

Baixar arquivo
Cultura

Arte Clube: cineasta Vladimir Carvalho é tema de documentário

De acordo com Márcio de Andrade, o documentário promove um diálogo de ideias e imagens entre o cinema de Vladimir Carvalho, e o irmão dele, o fotógrafo de cinema e diretor Walter Carvalho.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Segundo a Fiocruz, enquanto no Mato Grosso a proporção de mortes em 2020 e 2021 ficou em 0,12 a cada mil nascidos vivos, no Sergipe a taxa sobe para 1,24: dez vezes mais.

Baixar arquivo
Geral

INSS detalha procedimentos para atendimento presencial

Algumas medidas são voltadas à identificação pessoal, especificando quais são os documentos oficiais a serem apresentados, bem como de algumas exceções quanto às características dos documentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro terá 1º distrito de baixa emissão de carbono do Brasil

A criação do Distrito atende ao compromisso do município com o C40, grupo de cidades internacionais, entre elas Milão, na Itália, e Londres, na Inglaterra, comprometidas com a questão ambiental.

Baixar arquivo