Presidente da Turquia convoca população a resistir a golpe militar

Publicado em 15/07/2016 - 21:11 Por Victor Ribeiro - Brasília

Milhares de pessoas tomaram as ruas da Turquia na madrugada deste sábado (16). Elas enfrentam os militares que anunciaram a tomada de poder em todo o país e declararam lei marcial. A sede da TV estatal foi invadida pelas forças armadas e o acesso às redes sociais está bloqueado.

 

Os protestos contra o golpe militar se concentram na capital, Ancara, que foi tomada por tanques de guerra, que dispararam tiros e bombas. Aeronaves militares também sobrevoam a região e, de acordo com a agência estatal de notícias, ocorreu ataque aéreo próximo ao Complexo Presidencial.

 

Os protestos também ocorrem na cidade de Istambul, que está isolada pelas forças armadas. O aeroporto e as duas pontes que dão acesso a Istambul estão fechados.

 

O presidente Recep Tayyip Erdo an está de férias, fora da capital, e chamou a população para resistir ao golpe. Já o primeiro-ministro Binali Yildirim, deu entrevista a uma TV local, relatando o que chamou de ação militar não autorizada, e disse que os responsáveis vão pagar caro.

 

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, está em Istambul, para participar da reunião do Patrimônio Mundial da Unesco, na cidade. Toda a comitiva está no hotel, aguardando os desdobramentos.

 

O Itamaraty informou que aguarda informações mais precisas sobre a situação e recomendou que cidadãos brasileiros residentes ou de passagem pela Turquia tomem as medidas necessárias para garantir sua segurança até que a situação se normalize. A Embaixada do Brasil em Ancara e o Consulado-Geral em Istambul funcionam em regime de plantão de 24 horas.

 

Uma fonte da agência de notícias Reuters na União Europeia disse que a ação na Turquia parece um golpe muito bem orquestrado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Prefeitura reabre o Vale do Anhangabaú para atividades públicas

Decisão só foi possível porque cerca de 80% da população da cidade de São Paulo com 18 anos ou mais já tomou, pelo menos, uma dose da vacina contra covid-19.

Baixar arquivo
Geral

Anvisa decide não analisar pedido de uso emergencial da Covaxin

A agência reguladora já havia suspendido os estudos clínicos da vacina no país, sendo que a aplicação em voluntários brasileiros nem chegou a ocorrer.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei feminino do Brasil estreia com vitória nos Jogos Olímpicos

Além das competições, destaque vai para a aproximação de uma tempestade tropical que, dependendo de como atingir o Japão, a agenda olímpica poderá ser suspensa.

Baixar arquivo
Geral

Brasil recebe mais 2,1 milhões de vacinas da Pfizer contra a covid-19

Entregas fazem parte de 13 milhões de doses até o dia 1º de agosto, provenientes do primeiro contrato assinado entre a Pfizer e o governo federal em março.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiros conquistam as primeiras medalhas nas Olimpíadas de Tóquio

Kelvin Hoefler fez história ao participar do primeiro pódio olímpico do skate e o estreante Daniel Cargnin garantiu medalha no judô ao vencer israelense por waza-ari.

Baixar arquivo
Geral

Ilha de Paquetá, Rio, vacina hoje adolescentes contra covid-19

A ação com cerca de 400 adolescentes é mais uma etapa do projeto PaqueTá Vacinada, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo