Pelo menos duas pessoas morreram depois que parte do Complexo Industrial da Basf explodiu e pegou fogo nessa segunda-feira em Ludwigshafen, no sudoeste da Alemanha.
Outras seis pessoas ficaram gravemente feridas. E dois funcionários ainda estão desaparecidos, segundo o último relatório. A fábrica da gigante alemã em Ludwigshafen forma o maior complexo químico do mundo.
A explosão aconteceu no local onde a Basf recebe o abastecimento de gás e petróleo, mas ainda não se sabe qual foi a causa. O fogo gerou uma nuvem de fumaça preta e moradores reclamaram de problemas respiratórios.
Segundo a empresa, as medições não indicaram altos níveis de substâncias tóxicas nem no solo nem no ar. Mas comitês ainda discutirão como o incidente aconteceu e as consequências para as pessoas e o meio ambiente.
Não é a primeira vez que algo do tipo acontece nessa planta industrial da Basf. Há dois anos, uma forte explosão numa tubulação de gás de alta pressão deixou dois operários mortos e 22 feridos.
E foi numa das instalações da Basf que aconteceu um dos maiores acidentes industriais da história alemã, em 1921. Numa explosão, mais de 500 pessoas morreram e quase duas mil ficaram feridas