História Hoje: Comitê nos EUA investigou artistas acusados de pró-comunismo

História Hoje

Publicado em 24/11/2016 - 06:00 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Há quase 70 anos foi instituída a primeira “Lista Negra” da indústria do cinema americano. A “Ameaça Vermelha” dos anos 1940 e 1950 tomou conta dos Estados Unidos, pôs fim as carreiras de muitos profissionais da sétima arte. Um dos vários episódios de perseguições políticas, principalmente em Hollywood, o maior foco das acusações.

 

Na América do pós-guerra, cresceram a desconfiança e o ódio ao comunismo. Em Washington, um comitê do Congresso inciou uma investigação a respeito da influência comunista numa das mais glamorosas comunidades do mundo: Hollywood. A Guerra Fria acirrou os ânimos entre as duas superpotências – os Estados Unidos e a União Soviética.

 

Na primeira lista, um grupo de roteiristas e diretores suspeitos de fazer propaganda pró-comunista nos filmes que participavam, se recusaram a prestar depoimento ao Comitê de Atividades Antiamericanas. Dos onze convocados, apenas Bertold Brecht, então emigrado nos Estados Unidos, foi o único a responder às questões. Os outros dez invocaram a 1ª Emenda da Constituição americana, que concede direito à liberdade de expressão e associação e ficaram em silêncio.

 

Foram interrogados muitos artistas famosos. As perguntas eram diretas. Cada um precisava responder se era comunista; se já havia sido membro do Partido Comunista; se conhecia alguém em Hollywood que tivesse simpatia ou pertencia ao Partido Comunista.

 

Algumas testemunhas passaram ao comitê nomes de colegas suspeitos de serem comunistas ou simpatizantes, além disso denunciaram a influência comunista na indústria cinematográfica. Mas um outro grupo de foi menos cooperativo e por causa das críticas às audiências, consideradas ilegais por violarem a Constituição norte-americana, o grupo acabou preso acusado de desacato ao Congresso dos Estados Unidos.

 

O princípio do fim da “lista negra” foi em 1960, quando Dalton Trumbo, um alegado comunista que teve o seu nome incluído na primeira “lista negra”, foi reconhecido publicamente como o roteirista do filme Spartacus e Exodus. Apesar disso, várias pessoas da lista continuaram impedidas de trabalhar em suas áreas por muitos anos.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo