Novo acordo de paz entre as Farc e o governo colombiano será assinado nesta quinta

Colômbia

Publicado em 24/11/2016 - 10:05 Por Monica Yanakiew - Buenos Aires

O governo e a maior guerrilha da Colômbia assinam nesta quinta feira (24) um acordo de paz. A cerimônia, no Teatro Colón de Bogotá, celebra o fim de meio século de guerra civil.

 

Em 52 anos de conflito, mais de 200 mil pessoas morreram e cerca de 6 milhões foram deslocadas, a maioria civis. Mas nem todos aceitam o pacto entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

 

Os críticos liderados pelo ex-presidente Álvaro Uribe se opõem ao acordo - o segundo em dois meses. O primeiro foi assinado no fim de setembro entre o presidente Juan Manuel Santos e o líder das Farc, Rodrigo Londoño, mais conhecido pelo codinome de Timochenko. Mas acabou sendo rejeitado no plebiscito de 2 de outubro graças, em parte, à campanha do 'não' liderada por Uribe.

 

Quem votou contra argumenta que o governo foi demasiado generoso com as Farc. Santos e Timochenko aceitaram modificar o acordo original para incorporar pontos levantados pelos críticos do acordo. Mas mantiveram a decisão de permitir aos guerilheiros a possibilidade de criar um partido político com assento no Congresso.

 

O presidente resolveu enviar o novo acordo ao Congresso, onde tem maioria, ao invés de fazer novo plebiscito como queria Uribe. Santos, que ganhou o prêmio Nobel da Paz deste ano, disse que é arriscado esperar mais. Três líderes de organizações sociais foram assassinados nos últimos dias, possivelmente por paramilitares de direita, colocando em risco a trégua entre o governo e as Farc.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo