Oposicionistas de Maduro suspendem manifestação a pedido do Vaticano

Publicado em 03/11/2016 - 16:21 Por Mônica Yanakiew - Buenos Aires

A oposição na Venezuela suspendeu a manifestação, programada para essa quinta-feira (3), contra o governo, a pedido do Vaticano. Mas o líder oposicionista Henrique Capriles disse que a trégua será curta. Se até a próxima semana, não houver um avanço nas negociações com o presidente Nicolás Maduro, a oposição voltará às ruas.

 

Na semana passada, multidões convocadas pela oposição protestaram contra a decisão da Justiça de suspender o referendo revogatório. Esse mecanismo constitucional permite destituir Maduro, antes do fim de seu mandato.

 

Mas, para pedir a consulta popular, é preciso ter o apoio de 20% do eleitorado. A oposição, que há dez meses conquistou maioria no Congresso, entrou em campanha para apresentar o abaixo-assinado. Mas a coleta de assinaturas foi suspensa pela Justiça, para apurar supostas irregularidades.

 

Os oposicionistas acusam o Judiciário de fazer de tudo para adiar o referendo. Eles precisam derrotar Maduro nas urnas este ano para poder convocar novas eleições presidenciais. Se o presidente for destituído depois desse prazo, o vice conclui seu mandato e os chavistas, no poder há 17 anos, permanecem no governo até 2019.

 

Os oposicionistas reagiram à suspensão do referendo chamando o povo às ruas. A oposição acusa Maduro de golpista. E o presidente diz que os oposicionistas querem derrubá-lo num golpe de estado.

 

No meio da escalada, os dois lados acudiram ao Papa Francisco para servir de mediador e no domingo passado foi realizado um primeiro encontro.

 

Maduro liberou cinco dos mais de 100 oposicionistas presos, e a oposição suspendeu a marcha, amanhã (4), ao palácio presidencial. Uma nova reunião foi marcada para o dia 11 de novembro. Mas na terça-feira (1º), Maduro chamou um deputado da oposição de terrorista, ameaçando colocá-lo na cadeia. E os oposicionistas acusaram o presidente de romper a trégua.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo