Especial Governo Obama: Veja os principais erros do presidente americano
Barack Obama fez história ao se tornar o primeiro negro na presidência dos Estados Unidos. O discuso eloquente cativou norte-americanos e trouxe ao país um sentimento de esperança para minorias. Obama termina o segundo mandato com 55% de aprovação e 40% de rejeição.
Ao longo os oito anos de governo, sua popularidade oscilou, mas se manteve entre 40% e 55% em média. Na reportagem de hoje (18), vamos mostrar o que, na opinião dos norte-americanos foram os principais erros cometidos por Obama na presidência.
Tanto a opinião pública quanto a imprensa apontam que, no campo internacional um grande erro foi a conduta da intervenção militar na Libia, em 2011.
O próprio Obama reconheceu que errou por não ter acompanhado o conflito no país após a queda do ditador Muanmar Kadafi. Após a queda de Kadafi, a Líbia entrou em colapso. E milícias rivais entraram em disputa pelo poder e isso fortaleceu o grupo extremista Estado Islâmico.
Para a população, a resposta de Obama deveria ter sido mais agressiva para conter o crescimento do Estado Islâmico.
Veja mais na reportagem de Leandra Felipe e acompanhe, na reportagem de amanhã (19), quando serão relembradas as principais ações e momentos mais importantes do governo Barack Obama.
![Alile Dara Onawale/Sony Pictures Brasília (DF), 23/09/2024 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Pictures](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Crianças Sabidas - G20 - Mudanças Climáticas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Embratur Brasília (DF) - Sede da EMBRATUR em Brasília. Foto: Embratur](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 17/12/2024 A Câmara dos Deputados durante sessão plenária semipresencial para apreciar e votar o projeto de lei complementar (PLP 68/2024) que regulamenta a primeira parte da reforma tributária. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)