Vitorioso nas eleições da Holanda, Mark Rutte comemora derrota do 'mal populismo'

Eleições na Holanda

Publicado em 17/03/2017 - 08:42 Por Aline Moraes - Bonn, Alemanha

A Holanda derrotou o mal populismo, diz primeiro-ministro Mark Rutte sobre o resultado da eleição. Em frente ao Parlamento holandês, ativistas da organização civil Avaaz agradeceram os eleitores por não terem dado a vitória ao partido populista anti-imigração de Geert Wilders. A legenda ficou em segundo lugar, com 20 assentos no Parlamento.

 

Wilders disse estar orgulhoso do resultado, mas ficou longe da vitória que, até a semana passada, muitas pesquisas previam. Quem liderou a eleição foi o VVD, do atual primeiro-ministro Mark Rutte. Ele comemorou a derrota do que chamou de mal populismo. O partido de Rutte conseguiu 33 assentos, 13 a mais do que a legenda de Wilders. Apesar da vitória, o VVD perdeu espaço no Parlamento, com oito cadeiras a menos.

 

A primeira-ministra alemã, Agnela Merkel, comemorou o resultado e disse que foi um bom dia para a democracia. Para o presidente da França, François Hollande, foi uma clara vitória contra o extremismo. Os dois países terão eleições neste ano e estão preocupados com o possível avanço da extrema direita.

 

Ao mesmo tempo, a Frente Nacional, na França, e o partido AFD, na Alemanha, comemoraram o desempenho de Geert Wilders como um passo à frente para os patriotas na Europa, já que o partido dele ganhou mais espaço no Parlamento, e os temas migração, Islã e futuro da União Europeia se tornaram centrais no debate eleitoral holandês.

Últimas notícias
Geral

Lula reitera apoio ao RS e ao povo gaúcho para enfrentar tragédia

Durante visita ao Rio Grande do Sul, devido às intensas chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira, o presidente Lula garantiu o apoio à população e deixou um recado para o povo gaúcho.

Baixar arquivo
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo